Flavia Guerra

Flavia Guerra

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Renato Góes é Adão em 'Lilith', que reconta mito da 1ª mulher na Terra

"Lilith" aborda nosso momento atual sobre machismo, feminismo, questões raciais e religiosas. É o que avalia Renato Góes, intérprete de Adão no filme de Bruno Safadi, em entrevista ao Plano Geral.

Lilith foi criada por Deus para ser a mulher de Adão, mas ela não aceita posição de inferioridade em relação ao homem. Segundo a mitologia, ela se rebela e vai para o deserto. Lilith reaparece como um duplo de Eva, come o fruto proibido, se vinga de Adão, de Deus e torna-se a primeira mulher a se levantar contra o sistema patriarcal dominante.

Góes diz que interpretar Adão foi um grande aprendizado e destaca a presença de Isabel, coprotagonista do filme, e a preparação do diretor. "Bruno se preparou muito para este trabalho. Não somente com toda base de filmes e referências, que são gigantes, mas o que ele também se preparou como soer humano e como um homem branco, em reconstrução, para contar essa história."

'O Ninho' mostra vigor da produção documental brasileira

O Plano Geral também falou sobre a estreia de "O Ninho: Futebol e Tragédia", na Netflix. Com ideia original e desenvolvimento do UOL, a série tem participações de Vanderlei Luxemburgo, Zico, e direção geral de Pedro Asbeg, e conta a história da tragédia ocorrida no alojamento dos jovens jogadores do Flamengo em 2019, quando um incêndio matou dez atletas.

É um caso muito difícil, não é fácil a gente assistir e acompanhar porque sabemos que esse tema é duríssimo, ninguém sonha que um menino que está sonhando em ser um grande craque de futebol, terá um destino assim. Em um país como o Brasil, nove entre dez meninos querem ser jogadores de futebol, sonham com isso o Brasil é um país muito apaixonado por futebol. E quando acontece uma tragédia como esta, não há como não se revoltar e emocionar.
Flavia Guerra

  • Apresentado por Flavia Guerra e Vitor Búrigo, Plano Geral é exibido às terças-feiras, às 19h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias sobre cinema e streaming. Você pode ainda ouvi-lo no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes