Flavia Guerra

Flavia Guerra

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Plano Geral discute novidades na festa do Oscar, os 'Farofeiros' e 'Duna 2'

O Plano Geral desta semana traz as novidades da festa do Oscar 2024, a volta dos "Farofeiros" e o sucesso de "Duna: Parte Dois". Começando pela grande celebração do cinema, a Academia anunciou os números musicais da cerimônia deste ano, que ocorre no próximo domingo (10), no Dolby Theatre em Hollywood a partir das 20h (horário de Brasília).

Ryan Gosling vai se apresentar, ao lado de Mark Ronson, e promete ser um dos pontos altos com "I'm Just Ken", indicada a Melhor Canção ao lado de "What Was I Made For?", de Billie Eilish e Finneas, que já levou o Grammy de melhor canção escrita para o audiovisual.

Billie também já confirmou sua apresentação na festa, que no Brasil pode ser assistida no Max (ex HBO Max) ou no canal TNT. Os outros indicados que se apresentarão são Jon Batiste, com "It Never Went Away" (de "American Symphony"), Becky G, com "The Fire Inside" (de "Flamin' Hot: O Sabor que Mudou a História") e Scott George e The Osage Singer, com "Wahzhazhe" (de "Assassinos das Lua das Flores").

Os apresentadores Flavia Guerra e Vitor Búrigo observaram que a confirmação da apresentação de Gosling vem ao encontro das estratégias da Academia, que organiza o Oscar, de trazer não só o público adulto, mas também o jovem para assistir à transmissão da cerimônia. "Afinal, houve uma queda considerável na audiência ao longo dos anos e, em tempos de redes sociais, principalmente os mais jovens não assistem à entrega dos prêmios até o final e preferem ver os melhores, ou piores, momentos nas redes sociais no dia seguinte ou quando eles viram memes", comentou Flavia.

Búrigo observou que há outra boa nova na festa: Um quadro criado para o Oscar 2009, quando atores e atrizes já premiados com a estatueta subiam ao palco para anunciar os indicados, vai voltar para a edição 2024.

"São nomes já super premiados, como Nicole Kidman, Halle Berry. Eu achei lindo. Cada uma falava um pouquinho de cada indicada e, ao final, a vencedora do ano anterior, que em 2009 foi a Marion Cotillard (vencedora do Oscar 2008), entrega o prêmio. Este formato volta neste ano. Eu vou adorar isso! Isso dá uma emoção e um carinho a mais para a premiação", comentou o apresentador.

A estreia de "Duna: Parte 2" também ganha destaque nesta edição. Flavia comenta a continuidade da saga de Paul Artreides (Timothé Chalamet), que foi visto por mais de 400 mil espectadores brasileiros somente no seu primeiro fim de semana em cartaz.

Dirigido por Denis Villeneuve e inspirado na obra de Frank Herbert, "Duna 2" acompanha Paul, Lady Jessica, Chani e outros novos personagens que entram em cena em uma ficção científica que usa o universo fantástico para falar de temas que tem tudo a ver com o mundo real, principalmente contemporâneo. Em jogo, a vingança de Paul contra os que humilharam sua família, mataram seu pai e exploram o povo Fremen e só pensam na Especiaria. A ganância, a forma como a sede pelo poder pode corromper até os mais idealistas, o poder versus o amor, entre outros grandes temas.

"É um tratamento muito criativo que já traz este universo riquíssimo da literatura e que Villeneuve soube levar para o cinema com seu toque autoral e com grandes atores, como o também ótimo Austin Butler, que viver um vilão maravilhoso de se ver", comenta Flavia.

Continua após a publicidade

O cinema brasileiro também ganha destaque com uma sequência: "Os Farofeiros 2". Terreno sempre fértil para a comédia, o Brasil tem tradição de trazer o humor para as telas e desta vez traz também a trupe de Alexandre (Antônio Fragoso), Lima (Maurício Manfrini), Diguinho (Nilton Bicudo) e Rocha (Charles Paraventi) em uma nova aventura. Alexandre ganha o título de melhor gerente de vendas da empresa em que trabalha e é premiado com uma viagem para a Bahia com a família. Só que os amigos não ficaram muito felizes e, para agradá-los e convencê-los que merece a promoção, ele decide levar a tropa toda para a Bahia.

Vitor Búrigo entrevistou a equipe de "Os Farofeiros 2" e o Plano Geral traz um trecho deste papo super divertido.

Para fechar a edição, "Mestres do Ar", a grande saga histórica produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks ganha destaque. Maior estreia da AppleTV+, a série vem ganhando o coração da crítica e do público ao narrar a saga dos pilotos da divisão 100th Blood em suas missões arriscadíssimo na Segunda Guerra Mundial, quando bombardeavam alvos estratégicos da Alemanha em plena luz do dia.

"Como comentou o Callum Turner, que faz um dos pilotos principais da série, era uma das zonas mais voláteis da guerra e 77% de todos os oficiais que decolavam a cada missão voltavam mortos ou feridos. Imaginem o que era encarar tudo isso. É de uma veracidade, uma tensão imensa que a série consegue imprimir na tela que só vendo para entender. Só isso já coloca "Mestres do Ar" na lista dos indicados aos prêmios da TV da temporada do ano que vem", comentou Flavia.

O Plano Geral é distribuído às terças-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Vitor Búrigo conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast Plano Geral em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do YouTube do Splash.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes