Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Festança da Deolane celebra o fim do mundo como conhecíamos

Colunista do UOL

04/11/2021 17h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na hora em que publico este texto, a festa de aniversário da doutora Deolane Bezerra já é notícia antiga. Ainda não se passaram 24 horas desde o início do evento, mas as coisas são assim. Agora embrulha-se o peixe com o jornal de hoje.

O regabofe custou os olhos da cara, algo entre 4 ou 5 milhões de reais e os mimos valiam quinhentos reais, o vestido da advogada era inspirado em Ivete Sangalo no Prêmio Multishow de 2019 e por aí vai. Mas isso você já sabia. Difícil é saber com precisão quem eram todas aquelas pessoas que lotaram um centro de eventos na Mooca.

A própria Deolane é uma figura misteriosa para boa parte da sociedade ainda acostumada a consumir a mídia mainstream. Viúva do MC Kevin, falecido em maio deste ano, já contava com um séquito apaixonado de fãs —que só cresceu ao longo dos últimos meses.

Nunca participou de nenhum reality show, tirando uma produção própria que é exibida no YouTube. Mas emana toda uma energia caótica e ao mesmo tempo fascinante digna dos melhores participantes do gênero.

Não por acaso, boa parte dos convidados do festerê eram egressos de algum tipo de confinamento audiovisual. Desde clássicos como Serginho Orgastic do BBB 10 até o Casal Fênix do mais recente Power Couple, passando por Any Borges do De Férias com o Ex e Ilha Record ou mesmo Gabi Martins do BBB do ano passado.

Nesse sentido, era uma celebração ecumênica, com participantes de muitas eras diferentes e variadas emissoras de TV. E nem todos estavam a passeio. Viny Vieira de A Fazenda 11 e Fernanda Keulla, campeã do BBB 13, entrevistavam famosos para a nova encarnação do Encrenca na RedeTV!

Além dos artistas que fizeram apresentações musicais, como Simone e Simaria, Belo e Ferrugem, essa era a classe mais tranquila de identificar, em que se pese as eventuais harmonizações, implantes e outras customizações faciais.

Fica bem mais desafiador definir quem entra na lista de famosos ou anônimos quando o assunto é influenciadores digitais. Não coloco isso como juízo de valor, mas uma característica fundamental da fragmentação do consumo de conteúdo.

Assim como Deolane, diversos outros jovens se tornam ídolos de milhões e milhões de seguidores nas redes sociais sem jamais ter colocado os pés em outras plataformas. São públicos gigantescos e o tempo todo tem alguém entrando em contato com eles pela primeira vez —dando a impressão errônea de que surgiram do nada.

Na grade montada na entrada do local da festa, a comoção do público por pessoas que eu jamais tinha sequer ouvido falar na minha vida chegava a ser tocante. Mesmo os entusiastas mais aficionados encontravam-se por vezes em estado de confusão: "quem é esse famoso?", ouvi algumas vezes murmurarem, desavisados de tão simpática contradição em termos.

Falar de subcelebridade hoje em dia chega a ser anacrônico. Quem gradua os novos famosos é o próprio público. Ninguém precisa ser validado por instâncias superiores no star system. A validação vem de baixo para cima.

A festa de Deolane, assim como seu sucesso acachapante nas redes, transbordando cada vez mais para a imprensa, pareceu ser também uma celebração deste momento que não é exatamente novo, mas passa por uma certa plenitude conceitual, com a ascensão contínua de sucessos difíceis de explicar.

Com o tempo, grandes nomes vão furando a bolha e se tornando comuns na cobertura tradicional. Sabemos quem é Virgínia, especulamos a respeito da vida íntima de João Guilherme. Mas assim como o universo, este é um mercado em constante expansão.

Agora eu preciso saber quem é Rayane Cassemiro e por qual motivo teve uma desinteligência com a Adélia, ex-BBB e advogada da Mirella? E por que diabos a MC levou um cachorro para a festa? Faz tempo que desisti de entender, agora prefiro apenas sentir.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.