Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Uma década após sua morte, obra de Niemeyer vai ser inaugurada na França

Colunista do UOL

08/04/2022 11h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em Provença, na França, existe uma vinícola que oferece muito mais do que apenas vinho. Uma espécie de Inhotim francês, o Château La Coste é um espaço de 500 acres com mais de 30 obras de arte e arquitetura. E sua mais nova aquisição é um trabalho do brasileiro Oscar Niemeyer.

Château La Coste, dedicado à arte e ao vinho em Provença na França - Reprodução - Reprodução
Château La Coste, dedicado à arte e ao vinho em Provença na França
Imagem: Reprodução

Em construção desde 2020, o auditório projetado por Niemeyer tem previsão de conclusão para a temporada de verão europeu, no meio do ano. O projeto é um dos últimos desenhos do arquiteto, que morreu há 10 anos.

O Château La Coste é propriedade do investidor Patrick McKillen. Mesmo não estando na lista recente da Forbes de bilionários, a família McKillen está entre as mais ricas da Irlanda. Seus empreendimentos vão de varejo a hotéis cinco estrelas. Niemeyer trabalhou ao lado de Patrick e seu neto, o arquiteto Jair Valera, para selecionar o local e aperfeiçoar seu desenho em um processo que levou cerca de um ano até sua morte em 2012.

O projeto de Niemeyer é o último de uma série de pavilhões que abrigará uma galeria de arte e um auditório cilíndrico no Château La Coste . Com essa obra, serão cinco os trabalhos do arquiteto na França, sendo os anteriores a Sede do Partido Comunista Francês, a Bolsa de Trabalho de Bobigny, o Centro Cultural Le Havre e a antiga sede do Jornal l'Humanité.

Mapa com a localização de algumas obras de Oscar Niemeyer