Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rio de Janeiro ganha painel de 2700 metros quadrados de arte

Colunista do UOL

26/11/2021 14h28Atualizada em 26/11/2021 14h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Projeto está em seu segundo ano na cidade
  • Nessa edição 8 artistas cariocas foram chamados para realizar a intervenção

Quando o Mural das Etnias, do Kobra, foi pintado na área portuária do Rio de Janeiro em 2016, a obra foi considerada o maior graffiti do mundo, com 2550 metros quadrados. Uma área um pouco maior da cidade, com 2700 metros quadrados, recebe agora mais um trabalho de grandes proporções. A nova obra faz parte do projeto de urbanismo tático Rua Walls, que no ano passado preencheu 1,5 km de paredes também na região portuária da cidade.

Pintura do Rua Walls 2021 - Gabriel Monteiro - Gabriel Monteiro
Pintura do Rua Walls 2021
Imagem: Gabriel Monteiro

A edição de 2021 do projeto convidou oito artistas para desenvolverem o primeiro painel, com previsão de conclusão no dia 2 de dezembro. O Rua Walls atua modificando a paisagem urbana do Rio de Janeiro a partir da arte urbana.

Em sua primeira edição, no ano passado, 18 artistas trabalharam durante 30 dias na produção de diversos painéis espalhados por 1,5 km de armazéns localizados na Avenida Rodrigues Alves. Nesse ano, outros artistas vão pintar os galpões que ficam do outro lado da mesma via. O primeiro painel do Rua Walls 2021 está sendo desenvolvido em estilo bomb, letras características do universo do graffiti, assinado pelos artistas cariocas OM, Coé, Edaz, Lolly, Loo Stavale, MZ, Plano B e SRC.

Na sequência, o projeto organiza a conclusão de mais 21 obras por 21 artistas espalhadas na mesma avenida. O projeto conclui no domingo, dia 12 de dezembro, com fechamento da via para atrações esportivas e culturais.

A avenida com as pinturas de ambos os lados - Gabriel Monteiro - Gabriel Monteiro
A avenida com as pinturas de ambos os lados
Imagem: Gabriel Monteiro