Topo

Blog do Amaury Jr.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Top 10 melhores acrobacias de Tom Cruise de todos os tempos

Colunista do UOL

19/07/2023 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tom Cruise é conhecido por fazer as suas próprias acrobacias no cinema, sem o uso de dublês, e isso já rendeu cenas famosas e chocantes, desde pulos a grandes alturas até segurar o ar embaixo da água. Confira o top 10 das melhores acrobacias de Tom Cruise de todos os tempos:

d - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

10- A queda do avião de carga em "A Múmia"
Em "A Múmia" de 2017, Cruise se vê preso em um avião de carga quando ele cai. Para realizar uma cena como essa, os atores normalmente a filmavam em um ambiente controlado, como um estúdio cercado por uma tela verde. Mas, Tom não fez isso e gravou a cena em um avião que a NASA usa para treinar astronautas.
O trecho foi filmado no avião que teve que subir a 25.000 pés para dar a impressão de que Cruise estava em gravidade zero. O avião então caiu em queda livre por 22 segundos. Cruise fez o voo quatro vezes.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

9- Cruise pilotou um helicóptero em "Missão: Impossível - Efeito Fallout"
Para a emocionante cena de perseguição de helicóptero no final de "Fallout", Cruise passou 16 horas por dia treinando para chegar às 2.000 horas necessárias para pilotar um helicóptero sozinho.

c - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

8- Tom pilotou um jato F/A-18 para as cenas de vôo em "Top Gun"
Quando vemos que Tom parece estar lutando contra as forças G nos jatos, completos com rostos distorcidos, é porque ele realmente estava. Cruise e o elenco passaram por treinamento para que suas cenas de duelo pudessem parecer o mais realista possível - o que significava sentar nos jatos F/A-18 enquanto eles giravam e faziam acrobacias.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

7- O ator escalou um penhasco de 2.000 pés em "Missão: Impossível 2"
Na cena de abertura de "Missão: Impossível 2", de 2000, Cruise é visto escalando um penhasco. E sim, é realmente ele. Cruise escalou o penhasco em Utah com nada além de uma corda de segurança. Ele também deu um salto de 15 pés de um penhasco para outro.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

6- Cruise prendeu a respiração por seis minutos
Em uma cena de "Missão: Impossível - Nação Secreta", Ethan Hunt, de Cruise, precisa mergulhar em um cofre subaquático para recuperar o chip de computador que o levará para mais perto do vilão. Além de ter que prender a respiração o tempo todo, ele deve se manter longe de um grande guindaste que está circulando ao redor do cofre.Para a cena, Tom primeiro saltou de uma borda de 120 pés. Então, em um tanque de 6 metros de profundidade, o ator prendeu a respiração por seis minutos.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

5- Tom quebrou o tornozelo enquanto fazia "Missão: Impossível - Fallout"
Tom Cruise adora correr em seus filmes, tornou-se sua marca registrada. Mas sua capacidade de continuar correndo foi questionada depois que uma acrobacia deu errado no set de "Fallout". Ao pular de um prédio para outro, Cruise bateu na parede do prédio do lado errado e quebrou o tornozelo. O acidente interrompeu a produção por meses e os médicos disseram a Tom que seus dias de corrida poderiam ter acabado. Mas, seis semanas depois, o ator estava de volta ao set fazendo as suas acrobacias.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

4- Escalou o prédio mais alto do mundo
O Burj Khalifa em Dubai é o edifício mais alto do mundo, e Cruise o escalou. Para "Missão Impossível - Protocolo Fantasma", a escalada do ator o levou a 1.700 pés no ar. Ele também desceu quatro andares fazendo rapel na superfície do prédio.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3- Fez 500 saltos de paraquedas
Para o filme "Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte 1", Tom fez mais de 13 mil saltos de motocross e 500 de paraquedas para se preparar para uma das acrobacias do longa: dirigir uma motocicleta caindo de um penhasco. Cruise acabou fazendo gravando a cena seis vezes no dia das filmagens.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2- Cruise pendurado na lateral de um avião
Tom agarrou-se ao lado de um enorme avião Airbus A400M para "Missão: Impossível - Nação Secreta", quando decolou e subiu até 1.000 pés. Para proteger o ator, ele foi preso com um fio ao avião. Ele também tinha lentes de contato especiais para proteger os olhos dos detritos. Tom fez essa façanha oito vezes.

f - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

1- Tom fez 106 saltos de paraquedas com um tornozelo quebrado
Enquanto Cruise estava curando o tornozelo quebrado que sofreu no início da produção de "Fallout", ele realizou uma das façanhas mais incríveis que já fez em sua carreira até agora. No filme "Missão: Impossível - Efeito Fallout", o personagem de Cruise e o acompanhante da CIA, August Walker (Henry Cavill), decidem fazer um salto HALO - um paraquedismo aberto e de alta altitude, no qual você abre seu paraquedas em uma altitude baixa após cair em queda livre por um período de tempo - de um avião C-17 para entrar em Paris sem ser detectado. Cruise fez isso de verdade ao executar o salto 106 vezes ao longo de duas semanas.