Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ana Castela tem tudo para ser uma das maiores divas pop do Brasil

Reprodução / Mauricio Antonio
Imagem: Reprodução / Mauricio Antonio

Colunista do UOL

28/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Faz menos de um ano que Ana Castela estava festejando por ter feito o primeiro show de sua vida. Hoje, ela é uma das cantoras mais ouvidas do Brasil, e com potencial para se tornar um fenômeno cada vez mais popular.

Conhecida como "A Boiadeira", ela já fazia sucesso no nicho do sertanejo agro antes de estourar com "Pipoco", parceria com Melody e DJ Chris No Beat. A música, que rendeu polêmica com Anitta, fez Ana Castela furar a bolha e ser conhecida até por quem não é fã de sertanejo.

Agro é pop

Ana Castela é nova, tem apenas 18 anos e muito chão pela frente. Porém, já é possível notar que reúne condições para se tornar uma das cantoras mais famosas do Brasil. Além do talento e da voz profunda, ela pode contar com a popularidade do gênero musical em que está inserida.

Os três estilos musicais mais ouvidos no Spotify em 2021 no Brasil foram Sertanejo Pop, Sertanejo Universitário e Sertanejo. A força do gênero também aparece no YouTube, onde o clipe mais visto do ano passado foi "Batom de cereja" de Israel e Rodolffo. Além disso, de acordo com pesquisa feita pela Winnin, o ritmo também é mais apreciado no país pela geração Z, a mesma de Ana Castela.

Combo perfeito

Apesar de mergulhada no sucesso do sertanejo, a boiadeira tem na versatilidade uma de suas maiores qualidades. Ela circula entre diversos ritmos musicais com muita facilidade e não tem medo de se jogar em novidades, o que fica bem claro com "Pipoco".

Outro exemplo é o "Fazendinha Sessions", projeto de Ana Castela e outros cantores que é uma espécie de Poesia Acústica do universo agro.

A patricinha virou boiadeira

Essas credenciais podem vir a ser o seu passaporte para Ana Castela se tornar uma diva pop. Sua história é como a de grandes cantoras que viraram ícones. Ela aprendeu a cantar na igreja e fazia parte de um coral chamado "Coração de Maria", o que ajuda a explicar o preparo vocal que demonstra já no início da carreira.

Os vídeos com covers que Ana começou a postar no YouTube no início da pandemia abriram as portas e mostraram o seu talento. Ela já cantava de tudo: pop, rap, acústico e sertanejo. Com a ótima repercussão, foi contratada pela gravadora Agroplay em 2021 e lançou a sua primeira música, "A Boiadeira", que bombou logo de cara.

Se prepara

Ana se conecta com o Brasil do campo de modo genuíno. Canta sobre costumes, explora detalhes do setor da agropecuária e quebra estereótipos sobre a vida na roça. Ao mesmo tempo, explora o que faz sucesso em outros gêneros musicais, produz muito conteúdo para os seus perfis em Instagram e TikTok e ainda vive os dilemas de uma mulher jovem. Ela circula entre sertanejo e pop com tranquilidade e, se souber aproveitar, vai longe. Até porque as boiadeiras não podem parar.