Topo

Falsetes, polêmicas com o pai e tretas com Anitta: quem é a Melody?

Colaboração para Splash, em São Paulo

19/07/2022 04h00Atualizada em 20/07/2022 18h17

Melody voltou a virar assunto nas redes sociais no último fim de semana após se desentender com Anitta. A cantora mirim, porém, não é nenhuma novata quando o assunto é exposição na mídia.

Ela só tem 15 anos, mas está sob os holofotes desde os oito, quando seu pai, MC Belinho, começou a divulgar vídeos de seus covers e falsetes nas redes sociais. Desde então, coleciona milhões de seguidores e visualizações em suas músicas e videoclipes, além de algumas polêmicas.

Saiba mais sobre Melody e seus sete anos de carreira:

Como tudo começou

MC Melody ficou conhecida em meados de 2015. Ela tinha oito anos quando divulgou um vídeo no Facebook em que cantava o funk "Falem de Mim", escrita pelo pai, MC Belinho. A menina também publicou uma série de vídeos em que tentava reproduzir falsetes de cantoras como Christina Aguilera e Mariah Carey, que viraram meme e fizeram Melody conquistar notoriedade nas redes sociais. Além dos falsetes, Melody também cantava covers de funks e outras músicas de sucesso.

Polêmicas logo no início

Ainda naquele ano, o Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito para investigação sobre "forte conteúdo erótico e de apelos sexuais" em músicas e coreografias de crianças e adolescentes músicos. Além de Melody, músicas e videoclipes de outros funkeiros mirins como as MCs Princesa e Plebeia, MC 2K, Mc Bin Laden, Mc Brinquedo e Mc Pikachu também foram alvo da investigação. Na época, os responsáveis pela menor de idade assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

Quatro anos depois, o Ministério Público de São Paulo iniciou uma nova investigação sobre as "condições do núcleo familiar da MC Melody". O procedimento tramitou em sigilo por tratar de direitos de uma pessoa menor de idade, mas fez com que MC Belinho, pai da cantora, assumisse o compromisso de mudar o direcionamento da carreira da menina. Na ocasião, Felipe Neto se dispôs a ajudá-los a filtrar o conteúdo publicado nas redes sociais dela e de sua irmã, a também cantora Bella Angel.

Melody no 'Meus Prêmios Nick 2015' - Manuela Scarpa/Photo Rio News - Manuela Scarpa/Photo Rio News
Melody no 'Meus Prêmios Nick 2015'
Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News

Reportagens no "Pânico na Band"

Em 2015, Melody também participou de uma série de matérias do extinto "Pânico na Band", elevando ainda mais sua popularidade no país. O objetivo do programa era realizar o sonho de Melody de conhecer Anitta, de quem era fã, mas a "saga" incluiu também consulta com uma fonoaudióloga, alguns clipes produzidos pelo programa e até uma entrevista da menina com a cantora italiana Laura Pausini.

Quando o programa conseguiu promover o encontro entre Anitta e Melody, a estrela deu alguns conselhos para a fã e elas se divertiram fazendo uma coreografia juntas.

Parceria com Kondzilla e outros hits

Apesar dos memes, falsetes e de ter anunciado o fim de sua carreira musical em 2017, Melody persistiu e despontou no funk. Várias músicas da artista mirim fizeram sucesso, especialmente entre o público adolescente. É o caso de "Tô Bem, Tô Zen", lançada em 2018 em parceria com Bella Angel e produzida pela Kondzilla. O clipe oficial, que conta com a participação da influenciadora digital Viih Tube, já acumula mais de 172 milhões de visualizações.

"No Batidão", também em parceria com Bella Angel e MC Henny e produzida pela gigante produtora de funk, tem quase 150 milhões de visualizações. Outros sucessos dessa fase da cantora são "Você Me Faz Tão Bem", em parceria com Rafinha Dragão, "Vai Rebola", "Hoje eu Tô um Nojo" e "Vingança", com MC Pedrinho.

Versões "piseiro"

Apesar dos hits no funk, Melody estourou mesmo nos últimos meses com suas versões de músicas de outros artistas. Os exemplos mais notáveis são "Fake Amor", uma versão piseiro de "Faking Love", música de Anitta em colaboração com Saweetie, e "Assalto Perigoso", versão forró de "Positions", da cantora Ariana Grande. Ambas músicas enfrentam dificuldades para seguir em plataformas como o YouTube por violarem direitos autorais.

Além dessas músicas, "Pipoco", em colaboração com Ana Castela e DJ Chris no Beat, também vem crescendo nas paradas musicais.

Tretas com Anitta

Apesar de ser uma grande fã de Anitta, Melody já se desentendeu com a dona do hit "Envolver" algumas vezes. Em dezembro do ano passado, Anitta não gostou de ver "Fake Amor" sendo anunciada como uma parceria entre as duas, quando na verdade era apenas uma versão (não autorizada) de "Faking Love".

Não foi a primeira vez que Melody anunciou uma colaboração inexistente com Anitta. No final de 2015, Melody fez uma publicação em sua página do Facebook anunciando o lançamento de uma música com Anitta chamada "Meninas Poderosas". Não demorou muito para a funkeira reagir: Anitta comentou a publicação com pontos de interrogação, dando a entender que não estava ciente da tal colaboração.

No último fim de semana, Anitta se comparou a Melody dizendo que estava adotando uma estratégia parecida com a da artista em seu posicionamento político: "falem bem ou falem mal, mas falem de mim". "Vocês só falam mal dela, nada que ela faz é de fato sério e profissional, mas ela consegue um ótimo engajamento", alfinetou Anitta.

Melody se incomodou com o comentário e rebateu, afirmando que suas músicas fazem mais sucesso que as de Anitta. "Feio mesmo é uma senhora de quase 40 anos colocar uma adolescente de 15 anos em discussão de cunho político para engajar", criticou.

O desentendimento, porém, não parou por aí. Anitta respondeu a jovem em tom de ameaça: "Eu conheço os compositores da música que tu bateu top 1, mana. Acho que você não conhece eles, não, porque a música é da Ariana Grande no caso, né... Mas fica tranquila que eu não mostrei pra eles, senão....", disse.

Fofoca falsa sobre Mel Maia

No final do ano passado, Melody também entrou em uma confusão com a atriz mirim Mel Maia. A cantora disse em um podcast que já teve um "affair" com a eterna Ritinha de "Avenida Brasil" (TV Globo). Não demorou para Mel Maia desmentir o comentário. "Eu e a Melody nunca nem nos conhecemos pessoalmente. A gente não teve essa oportunidade."

Melody, então, admitiu que tudo não passou de uma "brincadeira". "Vocês sabem que eu gosto de fazer vlogs, trollagens, tudo de namorico, porque os meus fãs adoram e vivem pedindo para eu fazer", justificou.

MC Melody revela que já ficou com Mel Maia - Reprodução: Instagram / Montagem - Reprodução: Instagram / Montagem
MC Melody revela que já ficou com Mel Maia
Imagem: Reprodução: Instagram / Montagem

Ostentação

Entre o Instagram e o TikTok, Melody acumula mais de 14 milhões de seguidores. Nas redes sociais, a jovem mostra seu estilo de vida luxuoso. Segundo reportagem do "Domingo Espetacular", da TV Record, ela fatura, em média, R$ 500 mil por mês.

A cantora mirim mora em uma mansão de com mais de 2 mil metros quadrados, em Arujá (SP) e, apesar de ainda não poder dirigir, tem uma Lamborghini Gallardo rosa pink na garagem. O carro foi presente de aniversário de 15 anos e é avaliado em R$ 1,5 milhão.