Para cervejeiros: seis locais para beber artesanais na capital alemã
A Alemanha é o quarto país do mundo que mais consome cerveja por pessoa. São 104,7 litros per capita, em média, por ano, que a deixam coladinha com a Áustria (em 3º, com 104,8l), e atrás de, acredite, Ilhas Seychelles (em 2º, com 114,6l) e da República Tcheca (em 1º, com 142,6l). Como comparação, os brasileiros bebem 68,3 litros e estão no 26º lugar, segundo o ranking de 2014 da Kirin Beer University Report.
A cultura de beber (bastante) é antiga em território alemão, mas a explosão da produção de cerveja artesanal em Berlim é considerada recente. Embora a todo vapor, ainda é comum ver as mesmas cervejas, aquelas vendidas pelas grandes marcas, na maioria dos bares e restaurantes.
Para ajudar o viajante a encontrar rótulos menos conhecidos, o UOL esteve na capital alemã e visitou seis locais onde dá para tomar uma boa cerveja artesanal.
Hops & Barley
Próximo ao Neue Heimat, a cervejaria com cadeiras de auditório e tanques à mostra é um bom lugar para sentar, beber e jogar conversa fora ao som ambiente - que incluiu, ao menos no dia que este repórter visitou, bandas como The Strokes e Black Keys. Entre os chopes de fabricação própria, experimente o de trigo, bem frutado, e a pale ale. Fica na Wühlischstraße 22/23 e é possível agendar visitas guiadas (por 5 euros; R$ 22,40, em conversão do dia 19/2/2016). Site.
Kaschk
Relativamente novo, é um misto de cervejaria e café artesanais, com croissant, bolos, cookies e lanches para forrar o estômago. Tocado por dois noruegueses, tem um quê alternativo e pode ser visitado tanto para café da manhã quanto para a hora da cerveja. Entre as servidas, há double IPA, pilsen e berlinerweisse. Fica na Linienstraße 40. Site.
Vagabund Brauerei
Fora do circuito turístico, o bar oferece quatro opções de cervejas próprias em chope, como a “american wheat” (uma cerveja de trigo lupulada), american pale ale e imperial IPA. Em um ambiente simples, com algumas mesas na calçada, tem um extenso menu de cervejas engarrafadas nacionais e internacionais, separadas por “sabor”. Fica na Antwerpener Str. 3. Site.
Pfefferbräu
Localizada em Prenzlauer Berg, um antigo distrito que abrigava cervejarias berlinenses, tem uma ampla área externa com mesas. Com três opções de cerveja própria em chope, chamadas clara, escura e de trigo, também oferece menu que inclui pratos tradicionais. Fica na Schönhauser Allee 176. Site.
Heidenpeters
Vendem suas cervejas - como a Thirsty Lady (de estilo american pale ale), a pale ale, framboise e a IPA - no Markethalle Neun (Eisenbahnstr. 42/42), um pequeno mercado com várias opções gastronômicas. Site.
Bierlieb
Fazem degustações e dão aulas para quem quer se aventurar no mundo da produção de cerveja caseira. Dá para encontrar uma boa seleção de bebidas e também as criações da microcervejaria. Fica na Petersburger Str. 30. Site.
*O jornalista viajou com o apoio do visitBerlin
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.