Pandoro não tem recheio? Bolo natalino causa polêmica nas redes

Um jovem viralizou no TikTok ao demonstrar surpresa com a compra de um pandoro —bolo tradicional de Natal na Itália, diferente do panetone que muitos já conhecem. Ele esperava recheio, mas não encontrou nada dentro do produto.

@orivaldinhoo

Sugestão, tenha uma bisnaga de chocolate liquido e derrame em um circulo perfeito no centro da fatia

? som original - Orivaldo Peres Filho

O que aconteceu

O rapaz, chamado Orivaldo Peres Filho, publicou um vídeo no TikTok para reclamar da situação. Até o momento, a publicação já tem mais de 1,4 milhão de visualizações e cerca de 120 mil curtidas.

Na filmagem, ele diz: "Olhei no mercado esse negócio e pensei: 'Caraca, que negócio recheadão'. Vou testar. Eles sugerem você cortar assim [na horizontal]. Eu pensei que ia ter um pedaço sem chocolate, mas depois de cortar eu li [a embalagem]".

Ela [a embalagem] sugeriu colocar chocolate, porque não tem nada! É sugestão de consumo!
Orivaldo Peres Filho em vídeo no TikTok

Nos comentários do post, os usuários da plataforma se dividiram. Alguns defenderam o produto, já que estava escrito o que continha na embalagem, enquanto outros criticaram o item afirmando que a caixa poderia induzir o consumidor ao erro.

Afinal, o que é pandoro?

Pandoro
Pandoro Imagem: Getty Images/iStockphoto

É um pão doce com formato de estrela, de massa delicada e macia, cor dourada e sem frutas cristalizadas —diferente do panetone. Pouco conhecido no Brasil, o pandoro é mais leve e amanteigado que o panetone e é servido polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Continua após a publicidade

Diferentes finalizações. Apesar de a receita original ser servida com o açúcar, outras variações de coberturas, como marshmallow, creme de mascarpone, doce de leite, brigadeiro e chocolate derretido, também podem ser usadas a critério de quem for fazer o doce.

Sua técnica de preparação é complexa e necessita de várias etapas, exigindo cerca de 20 horas —o que inclui fermentações que duram de duas a três horas. Entre os principais ingredientes estão farinha, açúcar, ovos e manteiga. Vale ressaltar que existem receitas mais rápidas, mas que podem afetar a qualidade do produto.

Pandoro significa "pane d'oro" ("pão de ouro", em tradução livre), talvez para homenagear um costume das antigas e ricas famílias do país que enfeitavam seus pães com folhas de ouro.

A origem do bolo não é clara. Uma das teorias é que o pandoro foi provado pela primeira vez na Roma antiga, quando um cozinheiro chamado Vergilius Stephanus Senex preparou um "pão" com farinha, manteiga e óleo. A outra é que a sobremesa foi criada em terras austríacas a partir do "pane di Vienna" ("pão de Viena", em tradução livre), um bolo parecido com os brioches franceses.

Receita patenteada. No entanto, em 1894, em Verona, Domenico Melegatti patenteou a receita em formato de uma estrela com oito pontas, inventada pelo pintor impressionista Angelo Dall'Oca Bianca.

*Com ANSA

Deixe seu comentário

Só para assinantes