Melhor restaurante por quilo do Brasil fica no PR; veja receita campeã

Sucesso para quem quer pagar menos ou está na correria da rotina, os restaurantes a quilo salvam a refeição de muitos brasileiros. E alguns deles se destacam até com receitas próprias de muito sabor. Espalhados pelo Brasil, estes estabelecimentos têm até um prêmio especial, que todos os anos escolhe o melhor deles representados por uma receita de sucesso.

O restaurante Kurytyba, da capital paranaense, foi o grande vencedor do concurso "O Quilo é Nosso", com o prato Baião de Dois Paranaense, seguido pelos restaurantes Sadoche Grill (do Rio Grande do Norte) e o Original (do Mato Grosso).

Com o prato Baião de Dois Paranaense, do chef Alessandro Picoli, o Kurytyba leva novamente o título para a região sul do Brasil, o que não acontecia desde 2020, com a vitória do restaurante Tomilho.

O chef disse ter formulado a receita do prato campeão cerca de quatro meses antes do início do concurso, com o intuito de participar do concurso.

Usamos o pinhão, ingrediente típico da nossa região, e juntamos com um prato nordestino para representar uma união. Em um momento com tantos conflitos pelo mundo, foi esta a mensagem que tentamos passar, revelou.

Receita campeã

Prato Baião de Dois Paranaense (vencedor do concurso O Quilo é Nosso 2023)
Prato Baião de Dois Paranaense (vencedor do concurso O Quilo é Nosso 2023) Imagem: Reprodução

Aprenda a receita do Baião de Dois Paranaense, prato vencedor do O Quilo é Nosso 2023:

Ingredientes:

Continua após a publicidade

- 1,5kg de pinhão
- 1kg de arroz parboilizado
- 500g de bacon em cubos
- 1kg de carne seca desfiada
- 500g de calabresa em cubos
- 500g de banana descascada em cubos
- 100g banana chips
- 100g de alho laminado
- 150g de cebola julienne
- 10 ovos
- 2 pimentas dedo de moça picadas
- Cheiro verde a gosto
- Salsinha a gosto
- Coentro a gosto
- Ervas finas
- 1 pitada de sal
- Manteiga clarificada

Modo de preparo:

Primeiramente cozinhe o pinhão em uma panela de pressão com quantidade de água que cubra todos os pinhões por aproximadamente 35 minutos. Após o cozimento, descasque-o ainda quente e corte uma quantidade generosa em 3 pedaços cada, deixando alguns inteiros para enfeitar o prato.

Em outra panela, cozinhe o arroz parboilizado com tempero a gosto até estar ao dente e reserve.

Faça a dessalga do charque, fervendo-o duas vezes em água quente por 20 minutos, não esqueça de trocar a água após a primeira fervida. Após, desfie a carne e reserve.

Para o preparo da banana chips, utilize banana verde, cortando-as em lâmina finas, coloque em óleo bem quente por 1 minutos, após deixe em papel toalha para secar.

Continua após a publicidade

Em uma frigideira inicie fritando o bacon, sem óleo, em fogo baixo até ficar crocante, depois reserve. Na mesma panela entre com o alho e logo após com a cebola, deixe dourar, acrescente a calabresa e a pimenta dedo de moça. Aguarde 2 minutos e acrescente o pinhão já cozido, descascado e cortado em pedaços, bem como a carne seca e deixe cozinhar por 5 minutos, após reserve.

Por último, corte a banana em cubos pequenos e logo em seguida leve a uma frigideira bem quente com manteiga clarificada temperada com ervas finas, deixe 2 minutos ou até começar a dourar. Não esqueça de saltear para que não queime.

Misture todos os ingredientes pré-preparados em uma panela grande, exceto o bacon. Mexa todos os ingredientes para que fiquem homogêneos e deixe por aproximadamente 2 minutos em fogo baixo.

Finalize com o bacon crocante, cheiro verde, salsinha, coentro, um fio de manteiga clarificada e sal caso seja necessário.

Para a montagem faça 10 ovos no forno com a gema mole, espalhe por cima da panela que irá servir, também coloque os pinhões inteiros e a banana chips.

Os pratos foram preparados pelos chefs nas instalações da Faculdade Anhembi Morumbi, em São Paulo, na última quarta-feira (25), e o anúncio do vencedor do concurso aconteceu durante o evento Mesa SP.O evento é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com apoio do Mundo Mesa e foi criado para valorizar um modelo de negócio tipicamente brasileiro, e assim, escolher o melhor restaurante a quilo no país.

Deixe seu comentário

Só para assinantes