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Aérea paga R$ 2660 para viajantes não voarem após avião ficar pesado demais

A EasyJet ofereceu até 500 euros -- cerca de R$ 2.660 -- por pessoa, como incentivo para voarem posteriormente - Divulgação
A EasyJet ofereceu até 500 euros -- cerca de R$ 2.660 -- por pessoa, como incentivo para voarem posteriormente Imagem: Divulgação

De Nossa

07/07/2023 13h46

A companhia aérea de baixo custo easyJet fez um pedido inusitado aos passageiros do voo EZY3364 da ilha espanhola de Lanzarote a Liverpool, na Inglaterra, na quarta-feira (5): desembarcarem da aeronave que tinha ficado pesada demais para voar.

Aos que topassem embarcarem em um voo posterior, a companhia ofereceu até 500 euros — cerca de R$ 2.660 — por pessoa, como incentivo. A ideia era conseguir que até 20 voluntários descessem do avião e a estratégia se provou efetiva: 19 aceitaram a proposta, segundo uma declaração da empresa ao site Insider.

O passageiro Ryan Williams registrou no TikTok o momento da oferta feita pelo piloto.

"Porque há tantos de vocês, temos uma aeronave muito pesada hoje. Um avião pesado combinado com uma pista relativamente curta aqui em Lanzarote, e alguns ventos que não são completamente favoráveis no momento, significa que com as atuais condições ambientais aqui em Lazarote a aeronave é muito pesada para decolar".

O piloto ainda garantiu que a tripulação tinha experiência com este tipo de situação, mas que, por precauções de segurança, não havia possibilidade de que levantasse voo naquele momento. "Claro que o único jeito de resolver um problema com a aeronave pesada é torná-la mais leve", observou antes de pedir que parte dos passageiros optassem por não voar naquela noite.

Um porta-voz da easyJet ainda garantiu ao site americano que "essa foi uma decisão operacional de rotina nessas circunstâncias" e que "restrições de peso estão em vigor para todas as companhias aéreas por razões de segurança."

"Caso um voo exceda o limite de peso, pedimos aos passageiros para se voluntariarem a se transferir para um voo posterior sem custo, o que é o que aconteceu nessa ocasião", ainda esclareceu a companhia, que disse que o pagamento dos 500 euros é uma "compensação de acordo com o regulamento".

De acordo com o jornal Daily Mirror, o rastreador de voos da easyJet apontava que o voo estava atrasado devido a "condições meteorológicas ruins em Lanzarote". A informação não está mais disponível online, segundo consulta feita por Nossa.

O voo partiu às 23h24 com 1h e 39 minutos de atraso de Lanzarote e chegou ao Aeroporto John Lennon, em Liverpool, às 3h11 da manhã de 6 de julho, 1h e 21 minutos depois do previsto, apontou o site FlightAware.

Reportagem da revista especializada Condé Nast Traveller revelou que é mais raro passageiros serem removidos de voos por excesso de peso do que por overbooking, mas ocorrências pontuais acontecem. Elevação, condições meteorológicas, comprimento da pista e declives são alguns fatores que limitam o peso que o avião pode carregar para decolar com segurança.