Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Morre Annie, cadela resgatada aos 19 anos que realizou 'lista dos sonhos'

Annie morreu aos 20 anos em 24 de junho, depois de um ano de aventuras com suas tutoras - Vivian Powers/Acervo Pessoal/Lauren Siller
Annie morreu aos 20 anos em 24 de junho, depois de um ano de aventuras com suas tutoras
Imagem: Vivian Powers/Acervo Pessoal/Lauren Siller

De Nossa

04/07/2023 13h08

A cadela Annie, uma labrador resgatada aos 19 anos em 2022 e que viralizou após suas tutoras criarem uma "lista dos desejos" que realizariam para ela no fim da vida, faleceu em 24 de junho, de acordo com informações do site do programa The Today Show, da rede americana NBC.

Já bastante idosa e com problemas de saúde, ela foi entregue por seus tutores anteriores a um abrigo há um ano. Quando as amigas e colegas de casa Lauren Siler e Lisa Flores a adotaram, ouviram do veterinário que Annie tinha provavelmente apenas mais um mês de vida. No entanto, ela perserverou nos últimos 12 meses e viveu diversas experiências "de despedida" com a dupla em sua casa em Dallas, no estado americano do Texas.

Entre as vivências na lista de Annie estavam uma festa de aniversário — embora as amigas não soubessem sua data real de nascimento —, posar para um ensaio fotográfico profissional, celebrar o Natal em julho (ela teve a chance de passar os festejos em dezembro também com Lauren e Lisa), fazer um "tour de hamburguer", pintar, entre outras.

Mais recentemente, a cadela "esteve" nos 50 estados americanos depois que seus fãs, espalhados por todo o país, organizaram uma espécie de flash mob segurando fotos dela em cada uma das localidades.

"Estava começando a ficar difícil criar coisas para adicionar à lista. Ficávamos pensando: 'Meu Deus, o que vamos fazer agora? Quem sabe? Ela já conseguiu tanta coisa", comentou Lauren Siler ao veículo. Junto com as duas amigas, Stephanie Rowe e Duke Hemstreet, membros da ONG The Pawerful Rescue que a resgataram, Annie chegou a viver mais um grande momento: uma festa de "Annie-versary" para comemorar um ano de sua adoção.

"Mais de 50 pessoas vieram", contou Lauren, surpresa com o desejo dos fãs de ser parte da celebração e da vida de Annie. "Ver estes estranhos chegarem, me cumprimentarem e brincarem com a Annie, foi uma experiência muito legal. Estava ficava deitada para deixar as pessoas fazerem carinho, ela deixava as pessoas tirarem fotos com ela. E cada cachorro que entrou aqui, ela levantou, foi até eles e os recebeu. Foi a coisa mais doce."

"Ela era ainda tão cheia de vida e ansiava pelos dias, pelas tantas aventuras que ela encarou", acredita Lauren. Ela conta que ambas se questionavam se Annie sabia quantas pessoas a conheciam e a amavam.

A partida de Annie

No dia seguinte à festa, as amigas notaram que a labrador estava aflita e a levaram para o veterinário. Após exames, os profissionais encontraram o abdômen da cadela distendido e diagnosticaram que seu estômago havia se virado "em uma volta 360º", segundo o Today. Cirurgia era a única opção para resolver o problema, mas o procedimento e a recuperação seriam bastante difíceis para a já idosa Annie.

"Não queríamos colocá-la nesta situação. Teria sido egoísta de nossa parte", explicou Lauren. Elas então decidiram que não submeteriam Annie ao tratamento.

"A cabecinha dela estava no meu colo o tempo inteiro e eu poderia ver nos olhos dela que ela estava me dizendo: 'tudo bem, sabe, era assim que era para acontecer, tivemos um ano inteiro e eu estou bem'. Foi um momento muito doce que tivemos com ela e confirmou que fizemos a coisa certa. [Ela] foi em paz e então tivemos que voltar para uma casa vazia. Foi muito triste."

Ao veículo, Lauren disse acreditar que Annie sentia que 'devia' aos fãs celebrar a festa, para dar a estes "amigos" a chance de conhecê-la e dizer oi. "Ela fez [a festa] e então foi como [se dissesse]: 'Fiz tudo o que precisava fazer'. Era definitivamente o estilo da Annie. Ela saiu com tudo".

A cadela ensinou a dupla que vale a pena viver e, segundo Lauren, inspirou outras pessoas que também passaram por uma situação ruim e sabem que tudo pode mudar em um dia. Desde a adoção de Annie, as amigas têm encorajado outras pessoas em suas plataformas a adotar ou ajudar cães idosos e em situações difíceis. Meses depois de receberem Annie, elas acolheram outro labrador, Tippy, que morreu aos 18 anos em janeiro de 2023.