Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Quais são as plantas tóxicas para animais que você deve evitar se tem pets

Confira as plantas "proibidas" em casa, quais podem entrar na decoração e o que fazer se seu pet entrar em contato com as tóxicas - Getty Images/iStockphoto
Confira as plantas 'proibidas' em casa, quais podem entrar na decoração e o que fazer se seu pet entrar em contato com as tóxicas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Nossa

25/02/2023 04h00

Com grande potencial decorativo, plantas trazem bem-estar ao ambiente, sobretudo pelo respiro natural em meio ao espaço urbano. Mas quem tem um bichinho em casa precisa ter cautela ao escolher flores e folhagens.

Neste cenário, avaliar a beleza das plantas ou qual mais combina com determinado cômodo passa a ficar em segundo plano. Afinal, a decisão precisa ser pautada na segurança dos animais domésticos.

Para isso, a dica é adotar as plantas pet friendly e manter fora de casa as espécies tóxicas.

Segundo o médico-veterinário Carlos Moraes, da PigoVet, o cuidado com a escolha das verdinhas não se restringe apenas aos tutores dos cães e vale também para os donos dos gatos e até de animais silvestres, como coelhos e calopsitas, que têm o hábito de bicar e roer os vegetais por curiosidade.

Tutores de cães, gatos e outros animais de estimação devem prestar atenção nas plantas que desejam ter em casa - Getty Images - Getty Images
Tutores de cães, gatos e outros animais de estimação devem prestar atenção nas plantas que desejam ter em casa
Imagem: Getty Images

Plantas tóxicas

A lista de espécies potencialmente perigosas para os animais é maior do que se imagina. Mas é bom ter essa relação por perto, principalmente quando se está renovando a área verde do lar ou decorando os ambientes. Por isso, a bióloga Nayara Buarque Spilare cita as principais que devem ser evitadas por quem tem pets:

  • Antúrio (Anthurium spp);
  • Arruda (Ruta graveolens);
  • Avenca (Adiantum capillus-veneris);
  • Azaleia (Azaleia sp);
  • Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima);
  • Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine);
  • Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica);
  • Coroa-de-cristo (Euphorbia milii);
  • Costela-de-adão (Monstera);
  • Dama-da-noite (Cestrum nocturnum);
  • Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata);
  • Espirradeira (Nerium oleander);
  • Hera (Hedera helix);
  • Lírio (Lilium sp);
  • Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii);
  • Manacá-de-jardim (Brunfelsia uniflora);
  • Rosa-do-deserto (Adenium obesum);
  • Sagu-de-jardim ou cica (Cycas revoluta);
  • Samambaia (Nephrolepis exaltata);
  • Tulipa (Tulipa).
  • Violeta (Saintpaulia).

"Embora as folhagens da comigo-ninguém-pode tenham uma beleza exuberante, as substâncias encontradas na planta irritam as mucosas de animais. Já o antúrio provocam queimação de mucosas, inchaço na boca, lábios e garganta, náuseas, vômitos e diarreia, enquanto a costela-de-adão é capaz de provocar vômitos, diarreia e lesões nas córneas", pontua a arquiteta e designer Elaine Gonzalez, da UMM Arquitetura de interiores

Comigo-ninguém-pode (evite locais de fácil acesso de crianças e pets) - iStockphotos - iStockphotos
Comigo-ninguém-pode deve ficar longe de crianças e de pets
Imagem: iStockphotos

Decore com plantas seguras

Apesar de as plantas perigosas não serem poucas, existem muitas outras opções lindas para decorar a casa e manter os animaizinhos em segurança.

Algumas das indicações da designer de interiores Adriana Fontana são: orquídea (Orchidaceae), lavanda (Lavandula sp), valeriana (Valeriana officinalis), corações emaranhados (Ceropegia woodii), girassol (Helianthus annuus), camomila (Matricaria chamomilla) e bromélia (Bromeliaceae).

As bromélias são ótimas para serem criadas dentro de casas ou apartamentos, pois são muito fáceis de cuidar, já que necessitam de pouquíssima luz para sobreviver. Já a camomila, é ótima para quem sofre de ansiedade, estresse e insônia", exemplifica Fontana.

A paisagista Renata Guastelli complementa com mais ideias de vegetações ornamentais, como bambu (Bambusoideae), malva-branca (Sida cordifolia), amor-perfeito (Viola tricolor) e violeta perfumada (Viola odorata). "Lembrando que a violeta comum é extremamente tóxica para cães e gatos", pontua.

Renata observa que existem saborosas ervas aromáticas e hortaliças que podem ser cultivadas dentro de casa com tranquilidade. Nesse grupo, vale apostar em alecrim, capim-limão (ou capim-santo), coentro, erva-do-gato (erva-gateira), hortelã, manjericão, manjerona, salsa, sálvia e tomilho.

Gato cercado de plantas vasos em casa, pets, pet, bichos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O que fazer em caso de intoxicação

Se o animal entrar em contato com alguma espécie "perigosa", é bem possível que ocorra uma intoxicação. Para isto acontecer, aliás, basta uma pequena interação com a seiva das plantas para ocorrer irritabilidade nas mucosas e focinho, além de lesões na pele — que podem resultar em alergias e dermatites, entre outras reações.

"Dentre os principais sintomas de intoxicação por plantas tóxicas estão: apatia, diarreia, irritações gástricas, vômito, tremores, sialorreia (salivação excessiva), falta de coordenação e até mesmo sintomas mais graves que possuem efeito direto no sistema nervoso central, como arritmias, paradas respiratórias e lesões renais, podendo até mesmo levar o pet a óbito", alerta o veterinário Carlos Moraes.

Quando o animal apresentar qualquer desses sintomas acima, o ideal é procurar por um especialista que possa induzir o vômito e entrar com fluidoterapia para minimizar os efeitos colaterais, principalmente em sobrecargas renais e hepáticas.

Se por algum motivo o tutor não puder levar o pet à emergência veterinária, a recomendação é não oferecer água, leite ou qualquer outro alimento para o animalzinho.

"O ideal é sempre ter um sachê de carvão ativado por perto até que possa ir ao atendimento, como em áreas rurais ou viagens afastadas", esclarece o veterinário. Vendido em lojas com produtos próprios para pets, o produto auxilia na desintoxicação, mas deve ser usado sob orientação médica.