Topo

Brasileiros contam como é viver no Qatar: 'Ganhar em dólar e sem impostos'

Nicole Behring vive há dois anos no Qatar e é coordenadora de espectadores da Copa do Mundo - Reprodução Instagram
Nicole Behring vive há dois anos no Qatar e é coordenadora de espectadores da Copa do Mundo Imagem: Reprodução Instagram

Carlos Eduardo Oliveira

Colaboração para Nossa

05/12/2022 04h00

As razões e profissões são variadas. De instrutores de jiu-jitsu a comissárias de bordo, passando por voluntários da Fifa e criadores de conteúdo digital, brasileiros que vivem, viveram e continuarão vivendo no Qatar após a Copa do Mundo — muitos deles, mulheres — são uníssonos: gostam (e muito) do país.

Eles ressaltam a segurança, a saúde gratuita, a educação para os filhos, a cultura, a comida e as paisagens. E, claro, também conta muitos pontos a possibilidade de ganhar mais do que no Brasil, em dólares e sem precisar pagar impostos sobre o salário — uma vantagem oferecida aos estrangeiros.

Abaixo, confira as experiências de alguns deles, de diferentes perfis, entrevistados por Nossa:

Bruna Bardavid
Empresária, autora do livro "Conexão Qatar" e criadora de conteúdo digital.

No Qatar: há 6 anos

Como é viver no país?
O Qatar é um país muito seguro, moderno e em pleno desenvolvimento. Viver aqui é poder usufruir um excelente sistema público de saúde, segurança e educação.

Bruna Bardavid, autora do livro "Conexão Qatar", vive no país há 6 anos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Fique de olho
Atenção ao dress code do local a ser visitado. Aqui, pode-se usar de tudo, desde roupas mais curtas em hotéis e em áreas internacionais, até roupas mais discretas, em mesquitas e prédios do governo. Também é importante sempre receber e entregar algo com a mão direita; e nunca dar as costas para alguém, quando estiver conversando em grupo.

IMPERDÍVEL

IMPERDÍVEL

Passado e presente

Visitar o Souq Waqif, um mercado muito tradicional e um dos principais pontos turísticos do país. O deserto é outro destino obrigatório, assim como a área moderna do Qatar, como a cidade de Lusail, considerada "a cidade da Copa".

Felipe Giarolla
Personal trainer e professor de jiu-jitsu, trabalha para alguns membros da família real Al Thani.

Felipe Giarolla é ersonal trainer e professor de jiu-jitsu, trabalha para alguns membros da família real Al Thani. - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

No Qatar: há 3 anos

Como é viver no país?
Minha adaptação foi boa e rápida. É um choque de cultura grande, mas nada que impeça de viver bem. Basta respeitar! Tenho muita liberdade e segurança -- que, aqui, é impressionante. No dia a dia nada é tão restritivo como as pessoas pensam sobre roupas e bebidas. E os qataris são muito educados e cordiais.

Fique de olho
Em lugares oficiais, como hospitais, por exemplo não se pode entrar mostrando os ombros, decotes, joelhos -- isso vale para homens e mulheres . Em outros lugares, como shoppings e pontos turísticos, é bem mais tranquilo, mas, claro, nada exagerado. Um costume interessante da cultura é no modo de se sentar ao lado de alguém; nunca sente mostrando a sola do seu sapato para alguém, que para eles é a parte mais suja que existe, e é falta de respeito mostrá-la.

IMPERDÍVEL

IMPERDÍVEL

Praia e tradição

Existem diversas praias lindas e que são totalmente liberais em relação a vestimenta. Também é imperdível o Souq Waqif, onde se aprende e se encontra tudo sobre a cultura qatari, de falcões a culinária. 

Paola Dantas
Comissária de bordo e criadora de conteúdo digital.

Paola Dantas Comissária de bordo e criadora de conteúdo digital. - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

No Qatar: viveu no país por 4 anos; recentemente voltou ao Brasil

Como é viver no país?
O Qatar exige um pouco de adaptabilidade, é necessário respeitar as regras locais. Outro ponto é que, por ser um país com o custo de vida altíssimo, é importante balancear o seu estilo de vida e não se "deslumbrar". É importante dizer que nunca tive problema em ser mulher num país árabe e muçulmano, sempre fiz tudo sozinha e me sentia segura no ir e vir para onde quisesse.

Fique de olho
Levar em conta a cultura local é importante. É claro que os qataris têm suas vestimentas tradicionais, mas nada impede que estrangeiros e até muitos locais usem roupas modernas. E quando encontrar outras pessoas, dependendo do nível de proximidade, é importante não chegar cumprimentando com o nosso caloroso abraço brasileiro.

Outra dica importante é nunca fotografar qataris sem permissão, principalmente mulheres. E ao visitar mesquitas ou lugares muito tradicionais: esses são os locais que mais exigem cuidados e respeito à cultura local.

IMPERDÍVEL

IMPERDÍVEL

Arte e fotos

Com certeza é essencial visitar o famoso Museu de Arte Islâmica, assim como o seu parque, para mim a melhor vista do pôr do sol de frente ao skyline de Doha.

Nicole Behring
Coordenadora de espectadores na Fifa World Cup Qatar 2022

A brasileira Nicole Behring vive há dois anos no Qatar e é coordenadora de espectadores Copa do Mundo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

No Qatar: há 2 anos.

Como é viver no país?
A princípio tudo é muito novo e diferente. Aprendi a cobrir ombros e joelhos; a não beijar meu marido no meio da rua; a não sair abraçando pessoas que acabei de conhecer. E não temos bares a cada esquina para tomar um drinque ou uma cerveja. Com o tempo, busquei entender certos hábitos tão diferentes do Ocidente. A partir daí, passei a respeitar ainda mais e a admirar essas diferenças.

Aqui me sinto totalmente segura a qualquer hora e, ao contrário do que muitos pensam, nós mulheres temos uma vida normal e tranquila e até com vantagens, já que mulheres não enfrentam filas — ou filas muito menores, exclusivas.

Gosto muito de viver aqui. Vim aberta a conhecer, a aprender e a explorar uma nova realidade, e acabei gostando. Mais do que poderia imaginar.

Fique de olho
Não fique "encucado" demais sobre regras de vestimenta. Para as mulheres, caso vista algo que mostre os ombros, leve sempre uma pashmina, para quando precisar.

O café aqui é alaranjado, com especiarias, cardamomo, cravo, açafrão, e normalmente servido com tâmaras deliciosas. Dica: ao tomar café com um local, balance levemente a xícara quando estiver satisfeito, caso contrário o anfitrião continuará lhe servindo café por diversas vezes.

Bebida alcoólica, tomamos em casa ou indo a restaurantes internacionais, onde o preço pesa um pouco. Por outro lado, quase todo estrangeiro ganha muito mais do que jamais ganharia no Brasil, com o detalhe de não pagar impostos e receber em dólar.

IMPERDÍVEL

IMPERDÍVEL

Compras e passeio

No Katara Cultural Village pode-se ir à Galeria Lafayette, luxuosa loja francesa de departamentos, um anfiteatro, duas lindas mesquitas, uma praia pública, além de vários cafés e restaurantes ao ar livre.

Ana Paula Bauken
Fotógrafa e profissional de turismo

Ana Paula Bauken é fotógrafa e profissional de turismo e vive no Qatar há 5 anos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

No Qatar: há 5 anos

Como é viver no país?
Amo morar aqui. Como mulher, me sinto muito mais segura que no Brasil. Amo a cultura árabe, então a adaptação foi superfácil.

Fique de olho
Quem vem ao Qatar precisa seguir algumas regras, como não beber em público, e evitar demonstrações públicas de afeto. Andar de mãos dadas é ok. Em alguns lugares, evitar roupas muito curtas e justas.

IMPERDÍVEL

IMPERDÍVEL

Nas dunas

Uma experiência que não pode faltar é o deserto do Qatar, que é dos poucos pontos no mundo em que as areias se encontram com as águas do mar.