Topo

Copa do Mundo

Tradições e belezas do Qatar e dicas para entrar no clima da torcida pelo hexa

Por que cruzar as pernas pode ser problema no Qatar? Veja guia de costumes

Cena no souq Waqif, um antigo mercado renovado no Qatar: bebidas alcoólicas proibidas e atenção ao modo de se sentar são costumes locais - Getty Images
Cena no souq Waqif, um antigo mercado renovado no Qatar: bebidas alcoólicas proibidas e atenção ao modo de se sentar são costumes locais
Imagem: Getty Images

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Nossa

09/11/2022 04h00

As atenções de todo fã de futebol se voltam agora para o Qatar, país que sedia a Copa do Mundo a partir do próximo dia 20. Localizado na Oriente Médio e banhado pelo Golfo Pérsico, é um emirado, ou seja, governado por um emir, definição para monarca adotada em muitas regiões muçulmanas — a religião predominante entre os qatarianos, também chamados qatarenses ou qataris.

Como ocorre com os demais países árabes, o Qatar tem sua cultura própria e coleciona costumes diferentes. Tais características pedem uma certa preparação para os torcedores do mundo inteiro que já estão chegando à região.

Se você é um deles, ou tem curiosidade para saber como é o dia a dia no Qatar, conversamos com brasileiros que residem por lá e contam, a partir de agora, as principais regrinhas de comportamento, esclarecendo o que pode (ou não) fazer por lá.

Sem carne de porco

O personal trainer e professor de jiu-jitsu Felipe Giarolla, que mora no Qatar há três anos, avisa: quem pedir um hambúrguer com bacon vai receber um lanche com ingrediente à base de carne bovina. Isso porque o país segue a religião islâmica e a carne de porco é proibida entre os muçulmanos, ficando de fora dos cardápios tradicionais.

"Se quiser comprar carne de porco, é necessário fazer uma carteirinha de autorização, marcar horário em lugar específico que vende isso, que é só um no país inteiro, cita.

Bebidas alcoólicas só no hotel

Aquela cervejinha que geralmente acompanha os jogos de futebol exige dribles em terras qataris. Assim como a carne suína, bebida alcoólica é barrada pelas leis islâmicas e seu consumo é restrito a hotéis e ambientes residenciais.

Nenhum restaurante comercializa qualquer bebida que contenha álcool, sendo disponíveis apenas em bares nos hotéis e lugares selecionados. Quem quiser comprar álcool também precisa de carteirinha com autorização e agendamento para o negócio.

Carregar ou portar bebidas na rua é igualmente proibido. Para transportá-las, a regra é mantê-las fechadas no porta-malas do carro.

Não diga "não" ao cafezinho

Café árabe, tradicional no Qatar: dizer 'não' ao cafezinho pode ser considerado falta de educação - Getty Images - Getty Images
Café árabe, tradicional no Qatar: dizer 'não' ao cafezinho pode ser considerado falta de educação
Imagem: Getty Images

Se por aqui é bastante educado responder "não, obrigado" quando alguém oferece uma xícara de café, o mesmo não acontece por ali. Segundo Thais Caldeirinha, a turismóloga e Hospitality Senior Manager do Comitê Supremo do Qatar, que mora no país há dois meses para a Copa do Mundo, o ideal é apenas balançar o copo que os garçons param de servir o café — que, por lá, é do tipo árabe, amarelo. Ou seja, dizer "não" é sinal de falta de educação.

Mantenha a sola do sapato no chão

Cruzar as pernas e deixar as solas do sapato em evidência fez com que os seguranças chamassem a atenção de Felipe dentro de um órgão público. Isso ocorreu porque, para a cultura local, a sola do pé é a parte mais suja do corpo, logo, não deve ser mostrada a ninguém, remetendo ao desrespeito com as pessoas. Então, mantenha os pés no chão!

Roupas apropriadas para cada lugar

É provável que o "dress code" do Qatar seja a maior preocupação dos turistas, afinal, o país é um local mais conservador. Apesar de o país estar mais "aberto" aos costumes ocidentais, as vestimentas que expõem partes do corpo devem ser reservadas para festas particulares.

Nas ruas, é melhor as mulheres esquecerem shorts ou minissaias muito curtos, peças inexistentes em espaços ao ar livre, apesar do calor intenso. Trajes mais comportados, que cubram os ombros e os joelhos, sem decotes, são os mais indicados, principalmente em órgãos públicos e lugares sagrados.

Biquíni na praia é realidade

Para quem pretende curtir o mar por lá, Felipe garante que biquínis e sungas são permitidos, mas apenas em algumas regiões. De acordo com ele, as restrições para as roupas de banho acontecem mais nas praias centrais ou privadas, onde é preciso pagar para entrar. Porém, nas demais, é liberado desde que não exagere diante dos costumes locais.

A praia pública no Centro Cultural de Katara, em Doha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A praia pública no Centro Cultural de Katara, em Doha
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Beijos e abraços não rolam

Se há maior tolerância nas roupas, os olhos continuam bem abertos para as demonstrações de afeto. O jeito caloroso dos brasileiros deve ser mais contido no Qatar em locais com mais gente. Abraçar ou beijar na rua não é permitido por lá. Isso vale para qualquer formação de casal — tanto hétero como homossexual. Os LGBTQIAP+ serão bem-vindos, de acordo com as autoridades, desde que sigam as regras de comportamento.

Pode tirar fotos, mas com respeito

Thais diz que tudo bem tirar fotos na cidade — inclusive, os turistas que já estão por lá têm caprichado nas imagens de diversos pontos do país e os moradores locais não se importam. Entretanto, se a ideia for fotografar um cidadão do Qatar ou tirar uma foto com ele, isso não deve acontecer sem sua permissão. Em mesquitas e até espaços governamentais, as regras podem mudar. É melhor se informar previamente sobre o local específico.

O pais está aberto e preparado

A turismóloga destaca que muitas situações já mudaram desde o anúncio da Copa do Mundo. Por causa do evento, o país está em festa e aguardando os turistas e torcedores internacionais. Além disso, ela conta que a população está bem mais aberta que o normal e tudo tem sido feito com riqueza de detalhes, desde a decoração da cidade até a manutenção dos estádios de futebol.

Cuidado com as multas

Apesar disso, é sempre bom saber o que deve acontecer caso alguma regra seja descumprida. Nesse sentido, Felipe Giarolla acrescenta que o país aplica multas para praticamente qualquer descumprimento. Dessa forma, se o valor não for pago, o cidadão é levado à delegacia.

Não sabemos se essa questão será mais afrouxada durante os jogos, por isso, a recomendação é respeitar as regras. Um exemplo dado por Felipe foi o uso de máscaras durante a pandemia — quem não usava era multado em um valor salgado e, se não pagasse, acabava preso.