Topo

Copa do Mundo

Tradições e belezas do Qatar e dicas para entrar no clima da torcida pelo hexa

Terra de Lionel: como o culto a Messi encheu Rosário de murais e homenagens

As homenagens com a  figura do atacante argentino crescem nas ruas de Rosário, onde nasceu - Luciana Taddeo
As homenagens com a figura do atacante argentino crescem nas ruas de Rosário, onde nasceu
Imagem: Luciana Taddeo

Luciana Taddeo

Colaboração para Nossa, em Rosário (Argentina)

17/12/2022 04h00

Fabián Pécora, 49, se lembra de quando Lionel Messi voltava para Rosário, sua cidade natal na Argentina, de férias da atuação no Barcelona, e sentava no meio fio em frente à esquina da sua casa, com uma bicicleta velha. Com um pincel na mão enquanto pinta o portão de casa, ele descreve como o grande astro do futebol argentino se comportava mesmo quando já estava conquistando a fama.

"Ele sempre foi um menino de bairro. Nas primeiras vezes em que ele vinha da Espanha, como ele tinha o fuso horário trocado, às vezes a gente acordava 6, 7 da manhã ele estava ali, parecia que ainda sem consciência de quem ele estava se tornando. Às vezes até pediam foto com ele, mas ele ainda não percebia. De fato, juntavam para jogar futebol aqui na rua e ele jogava também, até que tiveram que colocar um freio para ele não acabar se machucando", conta Pécora, que trabalha como administrativo e vive a meia quadra de onde o craque da seleção argentina morou na infância.

Assim como Fabián, os moradores da rua onde Messi cresceu abrem um sorriso ao falar do garoto baixinho que jogava bola na rua, para décadas depois ser o grande alvo das esperanças de 45 milhões de argentinos de ganhar a terceira Copa do Mundo para o país. O mesmo acontece com pessoas que o conheceram ou que hoje trabalham no clube infantil onde ele começou a jogar futebol.

As histórias de Messi são contadas uma e outra vez, a ponto de cada conversa em Rosário ser proveitosa para conhecer a história do craque, que também protagoniza homenagens em diversos murais ao redor da cidade.

Rosário - Messi - murais e lugares -Morador Rua Messi - Fabián Pécora, 49 - Luciana Taddeo - Luciana Taddeo
Fabián contou histórias de Messi enquanto pintava portão de sua casa em Rosário
Imagem: Luciana Taddeo

Pensando nisso, a secretaria de Esportes e Turismo da cidade lançou um circuito audiovisual auto guiado, que pode ser seguido pelo app "Rosario Turismo". Nele, há relatos em áudio de professoras e amigos de infância de Messi, além de companheiros do clube infantil em que ele estreou, contando como foram os anos de convivência com o jogador.

Rosário - Messi - murais e lugares -Rua Messi - Luciana Taddeo - Luciana Taddeo
Quando não vir o rosto de Messi, tenha certeza que encontrará o número 10 (dele e de Diego Maradona) e as cores da seleção argentina
Imagem: Luciana Taddeo

O circuito vai, aos poucos, aumentando, conforme novas homenagens ao ídolo vão surgindo ao redor da cidade ao longo dos anos. Como as distâncias entre um ponto e outro são grandes, a orientação da secretaria é que o turista contrate agências que oferecem ou passeio, ou guias especializados para realizá-lo.

Mas somente com as explicações do app e dinheiro para pagar um taxista que dirija e espere ao longo do circuito, é possível conhecer os pontos de Rosário que contam a história de Messi rumo ao sucesso como um dos maiores jogadores de futebol da história.

Rua e casa do Messi

Rosário - Messi - murais e lugares - Casa Messi - Luciana Taddeo - Luciana Taddeo
Imagem: Luciana Taddeo

Toda enfeitada com bandeirinhas azul e brancas, pinturas com as mesmas cores nos meios-fios onde também foi pintado seu nome, a rua Estado de Israel, no bairro de La Bajada, abriga o sobrado em que Messi cresceu. Os vizinhos lembram com carinho do menino baixinho que aos 7 anos "driblava todos" os meninos mais velhos, de 14 ou 15 anos, da rua.

Rosário - Messi - murais e lugares - - Luciana Taddeo - Luciana Taddeo
A bola de futebol no muro e Messi na lateral da casa que ainda pertence a sua família
Imagem: Luciana Taddeo

Já se notava nesta época que ele não desgrudava a bola do pé.

"Ele era bem baixinho, depois fez um tratamento para crescer. Esta rua era de terra e ele jogava principalmente lá", Alicia Torresan, de 76 anos, que mora no local desde que nasceu e gentilmente respondeu perguntas sobre Messi enquanto varria a calçada de casa.

Rosário - Messi - murais e lugares -Moradores Rua Messi  - Luciana Taddeo - Luciana Taddeo
Na rua onde Messi morou, todos têm alguma história sobre o craque
Imagem: Luciana Taddeo

Segundo os vizinhos, a casa de Messi, na altura do número 500 da rua Estado de Israel, no bairro de La Bajada, ainda pertence à família e está habitada. Recentemente, na lateral da casa foi pintado um belo mural do jogador sentado, com uma bola de futebol.

Onde: Rua Estado de Israel, altura do número 500.

Club El Campito

Rosário - Messi - murais e lugares - Campito1 - Luciana Taddeo - Luciana Taddeo
Adivinha quem estampa o muro do Club El Campito?
Imagem: Luciana Taddeo

Na altura da quadra de Messi, mas do outro lado da rua, fica este local que hoje é um campinho de futebol era, naquela época, um terreno baldio, cercado por murais do jogador. Lá ele brincava de fazer cabanas com galhos de árvore e jogava bola - ele sempre estava com uma - com amigos e outras crianças do bairro. "De outra galáxia e do meu bairro", diz uma frase pintada do lado de fora do muro que protege o "campito", hoje local de atividades recreativas e esportivas para crianças do bairro, refletindo o orgulho e admiração dos moradores da rua por viverem no berço do ícone do futebol.

Onde: Rua Estado de Israel, esquina com rua Juan Manuel de Rosas.

Mural Gigante

Rosário - Messi - murais e lugares - mural messi prédio - Luciana Taddeo - Luciana Taddeo
Mural de Messi tem quase 70 metros de altura
Imagem: Luciana Taddeo

Mural de quase 70 metros de altura, esta é literalmente a maior homenagem ao camisa 10 da seleção argentina em sua cidade natal. Fica perto e pode ser visto do Monumento à Bandeira, que como o Obelisco de Buenos Aires é o ponto de concentração para as comemorações de cada vitória da seleção. A poucos minutos de caminhada do monumento, a prefeitura indica o ponto ideal indicado para fazer uma selfie com a obra de arte de autoria do grupo Imagina Pintura Mural.

Onde: Av. Libertad 328

Mural Outra Galáxia

Rosário - Messi - murais e lugares -Mural bairro do messi - Luciana Taddeo - Luciana Taddeo
Seria Messi de outro planeta?
Imagem: Luciana Taddeo

Este mural, pintado em 2021 durante a Copa América, vencida pela Argentina, mostra Messi com duas chuteiras penduradas no pescoço. Uma, preta e gasta, representa sua infância, e a outra, dourada, remete as bolas de ouro que ele ganhou ao longo de sua carreira como jogador. No mural, repete-se a frase orgulhosa que também é lida na rua do craque "de outra galáxia e do meu bairro". No peito de Messi, aparece uma criança jogando futebol. A obra está localizada a poucas quadras da escola e da casa da infância de Messi.

Onde: esquina das ruas Azara e Buenos Aires

Escola Número 66 General Las Heras

Rosário - Messi - murais e lugares -Escola Messi - Luciana Taddeo - Luciana Taddeo
A escola de Messi ostenta o mural que ilustra o topo dessa matéria
Imagem: Luciana Taddeo

A professora de Messi entre os anos de 1996 e 1997 lembra de Messi como um menino tímido, que não se manifestava muito em sala de aula, mas fazia tarefas, Ela também recorda que ele era procurado pelos colegas para integrar times de futebol no recreio e para representar a escola.

Na antiga escola de Messi, há um mural dele com a camisa da seleção, pintado pelo artista brasileiro Paulo Cosentino. O jogador chegou a visitar a escola em 2007, e a euforia foi tanta que tiveram que mandar os alunos para as salas de aula e ele teve que passar de classe em classe para tirar fotos.

Onde: Rua Buenos Aires, 4800

Murais de Messi e de Ángel Di María

Rosário - Messi - murais e lugares -Messi e Di Mari?a - Luciana Taddeo - Luciana Taddeo
Neste mural, Messi divide o espaço com outro rosarino: Ángel Di Maria
Imagem: Luciana Taddeo

Há dois murais do jogador ao lado de seu colega de seleção Ángel Di María, também rosarino. Um deles fica a poucos metros do mural gigante de Messi, em um parque, e outro, com 14 metros de largura, mostra Messi, Ángel Di María, também rosarino e veterano da seleção argentina, e o ex-jogador Maximiliano Rodríguez.

Onde: Mural de Messi e Di María - Parque Nacional a la Bandera | Mural de Messi, Di María e Rodríguez - Provincias Unidas, 169

Museu do Esporte Santafesino

Museu do Esporte Santafesino - Divulgação - Divulgação
Museu do Esporte Santafesino
Imagem: Divulgação

Este espaço conta a história do esporte de Santa Fé e homenageia esportistas da província, onde fica a cidade de Rosário. Além de importantes nomes do futebol, como Messi, que tem um setor exclusivo em sua homenagem, e Di María, o museu conta a história do atletismo, vôlei, tenis, boxe, automobilismo, rugby, hóquei, basquete e esportes aquáticos e náuticos da província.

O visitante poderá entrar em um "labirinto do futebol", e conferir reproduções em 360 e projeções holográficas.

Onde: Ayacucho, 4800
Aberto às quintas, sextas, sábados e domingos, de 14h a 19h (entrada até 18h).
Entrada gratuita

Clube Abanderado Grandoli

Clube Abanderado Grandoli - Divulgação - Divulgação
Clube Abanderado Grandoli
Imagem: Divulgação

Primeiro clube onde Messi começou a jogar aos 4 anos, a cerca de 2 km de onde cresceu, no sul de Rosário, o local é visitado por grupos de turistas que querem ver com os próprios olhos onde o jogador começou a treinar. Já no primeiro jogo em que o pequeno Lionel foi convidado a entrar em campo, ele fez o gol da vitória. Hoje, técnicos e os pequenos jogadores do clube falam com orgulho do ícone que vestiu a camisa local e esperam que saia, novamente, de lá, uma nova estrela do futebol mundial.

Como o bairro não é seguro, o ideal é ter transporte garantido para ir e voltar, sem circular a pé pela região.

Onde: Gregorio de Laferrere, 4800

Coloso del Parque

Coloso del Parque - Silvio Moriconi/Divulgação - Silvio Moriconi/Divulgação
Messi durante partida beneficente no Coloso del Parque
Imagem: Silvio Moriconi/Divulgação

Nome como é conhecido o Estádio Marcelo Alberto Bielsa, do Clube Atlético Newell's Old Boys, time tradicional da cidade de Rosário, para o qual Messi torcia e onde passou a jogar de 1994, aos 7 anos, até 1999, em categorias inferiores, antes de ir para o Futebol Clube Barcelona no ano seguinte.

Onde: Parque Independencia
Mais informações: visitasguiadas@newellsoldboys.com.ar ou tel: +54 341 5845-878

Passeio Olímpico

Passeio Olímpico - Divulgação - Divulgação
Passeio Olímpico
Imagem: Divulgação

Uma placa com o nome "Lionel Andrés Messi", registra a obtenção da medalha de ouro pelo jogador com a seleção nas Olimpíadas de 2008, na China. Outros esportistas da cidade, de diferentes disciplinas e épocas, também são homenageados no local.

Onde: Avenida Pellegrini com rua Entre Ríos