Topo

Bares de SP serviam gim falsificado: como saber se a bebida é verdadeira?

Saiba como saber se o gim do seu drinque é verdadeiro ou clandestino - Getty Images/iStockphoto
Saiba como saber se o gim do seu drinque é verdadeiro ou clandestino Imagem: Getty Images/iStockphoto

Lorraine Perillo

Colaboração para Nossa, no Rio

27/08/2022 04h00

Recentemente, uma denúncia veio à tona sobre bares de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, estarem vendendo garrafas de gim clandestino. Dois empresários foram detidos após uma denúncia anônima informar que um dos estabelecimentos mantinha uma destilaria improvisada no segundo andar e foram presos. Mas como saber se o gim é falso?

Em entrevista para Nossa, Cristiane Foja, presidente-executiva da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), deu algumas dicas para que o consumidor fique atento na hora de comprar o produto ou até mesmo consumi-lo em bares e restaurantes.

"A falsificação é um problema de saúde pública, no qual pode ocorrer uma intoxicação alimentar pelas más condições de higiene, contaminação por fungo ou bactéria", afirmou.

"O álcool utilizado é impróprio para consumo. Geralmente, eles utilizam o metanol, que é altamente tóxico, uma vez que o produto próprio é legalizado e tem rastreio", completou.

Os falsificadores de bebidas se utilizam de garrafas usadas e descartadas de forma incorreta para armazenar as bebidas produzidas de forma clandestina.

Produção ilegal de gim - Reprodução - Reprodução
Produção ilegal de gim
Imagem: Reprodução

"É mais fácil identificar se a bebida é verdadeira ou não no momento da compra da garrafa porque, em teoria, ela está intacta e pronta para o primeiro consumo", comenta Cristiane. "Pelas características externas, o consumidor pode observar a veracidade do produto, como invólucro, a vedação da tampa, o rótulo, o contra-rótulo têm que estar intactos", completa.

Em bares e restaurantes, geralmente, a bebida é registrada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e com rastreio de todo o processo de produção, industrialização e comércio, mostrando que ela é legalizada. Em alguns países, é normal que o garçom sirva a bebida mostrando a garrafa ao consumidor, indicando que ela é verdadeira e sem nenhuma falsificação.

Como não cair em um golpe de bebidas

Cuidado com o gim começa na hora de comprar - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cuidado com o gim começa na hora de comprar
Imagem: Getty Images/iStockphoto

1) Fique atento ao preço

Uma das maneiras mais simples de descobrir se uma bebida é falsa ou não é verificar o preço de venda, ou seja, se uma bebida que é considerada cara na maioria dos lugares, como gim, uísque, champagne, estiver em um preço muito inferior ao que normalmente é vendido, desconfie.

2) Sempre verifique o rótulo e procure pelo registro do Mapa

Se desconfiar do cheiro ou do gosto do drink, peça para ver a garrafa e verifique o rótulo. Se estiver muito desgastado, rasgado ou amassado, peça para trocar. Uma outra informação importante para checar é o selo IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), taxa paga para que qualquer produto desse tipo possa ser comercializado. Outra característica importante é o rótulo em português. Todas as bebidas legalizadas no Brasil possuem informações específicas em português para que o consumidor saiba exatamente o que está consumindo. Essa regra é cumprida por todos os importadores comerciais e é obrigatória.

3) Perceba o estado do produto

Sempre note o estado físico do produto, se a garrafa está em bom estado, se a bebida não apresenta cheiro, gosto ou coloração diferente da que você está acostumado a beber. Geralmente, quando a bebida é falsificada, o gosto dela é completamente diferente de uma original e é perceptível que aquele líquido não está de acordo com o que um produto de qualidade apresenta.

Na hora de degustar um drinque com gim, fique atento à cor e demais características da bebida - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Na hora de degustar um drinque com gim, fique atento à cor e demais características da bebida
Imagem: Getty Images/iStockphoto

4) Descarte as garrafas corretamente

As garrafas de bebidas compradas em mercado, especialmente as de gim e uísque, precisam ser descartadas de forma correta para que não caiam nas mãos de possíveis falsificadores. O ideal é sempre entregar em postos de coleta seletiva.