Topo

Nova York é a cidade que as pessoas mais querem visitar (e morar) no mundo

Vista do Empire State Building e do horizonte de Nova York do observatório Top of the Rock, no Rockefeller Center - tapanuth/Getty Images
Vista do Empire State Building e do horizonte de Nova York do observatório Top of the Rock, no Rockefeller Center Imagem: tapanuth/Getty Images

De Nossa

29/07/2022 09h55

Nova York é, oficialmente, o destino dos sonhos de estrangeiros de todo o mundo não só para visitar, mas também para morar em 2022. A conclusão é do levantamento anual da revista internacional de hospitalidade Time Out, cuja primeira parte foi divulgada há duas semanas e colocou São Paulo e o Rio entre os 53 "hot spots" mundiais de turismo.

A publicação entrevistou 27 mil moradores de diferentes metrópoles ao redor do globo e considerou ainda a avaliação de seu time de editores espalhados pelo planeta para eleger as cidades mais interessantes do momento e avaliar critérios específicos de cada local, como limpeza, hospitalidade, sustentabilidade e etc.

Quando o assunto é desejo — aquele lugar que desperta a cobiça de quem não mora ali conhecer e até fazer dele seu endereço permanente — a Big Apple foi a vencedora inconteste.

Seu dinamismo cultural — apesar de ser a segunda mais "sujinha" do globo, atrás apenas de Roma — atrelado às suas características de vibrante centro econômico com oportunidades de trabalho e consumo ainda são enormes atrativos.

Summit One Vanderbilt - Divulgação - Divulgação
Summit One Vanderbilt
Imagem: Divulgação

"É cara de se morar, mas vale pagar por ela mais da metade dos salários mensais para chamar Nova York de 'lar'. Tem os melhores bares, os melhores restaurantes e sua sempre animada atmosfera com toneladas de coisas para fazer não tem precedentes", descreve o índice.

Atualmente, o custo médio de aluguel em NYC, segundo o jornal The New York Times, é de US$ 5 mil (R$ 26,5 mil) — uma cifra recorde. Caso viver por lá esteja fora das possibilidades, a Time Out indica visitar, nesta temporada, os observatórios do Summit One Vanderbilt (espelhado, sobre a Grand Central Station) e The Edge at Hudson Yards, onde é possível escalar a fachada do arranha-céu.

City Climb no The Edge, em Nova York - Divulgação/The Edge - Divulgação/The Edge
City Climb no The Edge, em Nova York
Imagem: Divulgação/The Edge

Outra atração imperdível é o novo RiseNY, um simulador de voo sobre a cidade, e o novo Museu da Broadway, que abre em novembro.

Veja outras cidades que ainda completaram o pódio:

2º: Londres, na Inglaterra

Cruzeiro de alta velocidade no rio Tâmisa, em Londres, no Reino Unido - Reprodução/Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Cruzeiro de alta velocidade no rio Tâmisa, em Londres, no Reino Unido
Imagem: Reprodução/Tripadvisor

3º: Paris, na França

A ponte Alexandre 3º, tida como a mais bonita de Paris - Guner_Gulyesil/Getty Images/iStockphoto - Guner_Gulyesil/Getty Images/iStockphoto
A ponte Alexandre 3º, tida como a mais bonita de Paris
Imagem: Guner_Gulyesil/Getty Images/iStockphoto