Topo

Jesse Koz, Shurastey e seu fusca branco são homenageados com mural em SP

Jesse Koz, Shurastey e Dodongo ganharam um mural em São Paulo - Reprodução/Instagram
Jesse Koz, Shurastey e Dodongo ganharam um mural em São Paulo Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

14/07/2022 11h48

Um bonito mural em forma de homenagem ao influenciador e viajante brasileiro Jesse Kozechen e ao seu cão, Shurastey, mortos em um acidente de carro nos EUA em maio, agora ocupa o número 5.400 da Estrada do Campo Limpo, em São Paulo.

A obra em graffiti tem 13 metros de largura por 15 metros de altura fica em um posto de gasolina ao lado de um centro automotivo e é assinada pelos artistas Pedro Terra, Edy Hp e Paulo Terra. "Fizemos de coração. Agora, que todos desfrutem dessa arte", desejou Pedro em suas redes sociais.

O presente foi bem recebido pela família de Jesse, que administra o perfil @shurastey.dogs no Instagram, do e-commerce com produtos para pets que o viajante fundou e que ajudava a financiar suas viagens na companhia do Golden Retriever.

"Top das galáxias! Parabéns aos artistas, um trabalho de muitas mãos, tocando muitos corações. Jesse Koz e Shurastey para sempre", celebrou a família.

Jesse, Shurastey e seu fusca branco foram eternizados na Estrada do Campo Limpo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Jesse, Shurastey e seu fusca branco foram eternizados na Estrada do Campo Limpo
Imagem: Reprodução/Instagram

Jesse Koz, como era conhecido, morreu aos 29 anos ao lado de Shurastey em 23 de maio, quando viajava no fusca branco 1978 da dupla, apelidado como Dodongo e também retratado no mural. A dupla cruzava o estado americano do Oregon rumo ao sonho de chegar ao Alasca quando colidiu com um Ford Escape.

Ambos foram trazidos para a despedida no Brasil e seguem lembrados com carinho pelo público que acompanhava suas viagens. O brasileiro vivia na estrada desde 2017, quando iniciou sua jornada.

Acho que se estivesse sozinho, sem o Shurastey, já teria parado, porque a parte emocional pega muito. Você não tem contato com outras pessoas, não conversa com ninguém e ele me dá esse suporte emocional. Fora que me abre portas: quebra o gelo e o medo das pessoas virem conversar, trocar uma ideia e perguntar sobre a viagem." Contou Koz a Nossa em 2020.

Relembrando Jesse Koz

Em março de 2020, ele contou a Nossa que dividiu seu périplo em etapas: primeiro de Florianópolis, em Santa Catarina, até o Ushuaia, "o fim do mundo" na Argentina. Depois, em uma aventura pelo Brasil e, em seguida, explorando a América Latina.

Parte da epopeia, ele também contou a Zeca Camargo no programa "Brasil com Zeca", de Nossa:

Há dois anos, ele tentava realizar outro sonho — levar o seu fusca Dodongo até o Alasca, nos EUA.

Serão mais de 4 anos de viagem, vivendo dentro de um fusca. Considerava retornar por não estar viajando com um carro totalmente seguro. Agora, com a reforma e o Dodongo ficando mais confortável e oferecendo mais segurança, talvez eu ganhe um ânimo para viajar mais um pouco, antes de voltar ao Brasil para escrever um livro, descansar e planejar a próxima aventura". Sonhava Koz, conforme relatou à repórter Claudia Dias na época.

jesse koz - shurastey - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Sua expectativa inicial era chegar ao estado mais gelado do país em setembro de 2020, mas a pandemia interrompeu estes planos e ele retornou ao Brasil para aguardar a reabertura de fronteiras entre o território americano e o mexicano.

Em janeiro deste ano, Jesse comemorou o retorno ao México para buscar Dodongo e seguir viagem depois de um ano e três meses de separação — ele inicialmente acreditava que o afastamento da estrada seria de apenas quatro meses.

Nos seus últimos meses de viagens, o brasileiro e Shurastey viram os parques da Disney e da Universal nos entornos de Orlando, as praias de Miami, a capital, Washington e mais. Dodongo cruzou a Times Square, em Nova York, seguiu pela famosa Rota 66 no Arizona e levou Jesse e o cão até São Francisco, na Califórnia.

Juntos, Jesse e Shurastey viram 17 países e percorreram mais de 85 mil quilômetros.