Topo

Cemitério de Manila, nas Filipinas, é moradia para milhares de... vivos

Casas sobre tumbas no North Cemetery, em Manila, Filipinas - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Casas sobre tumbas no North Cemetery, em Manila, Filipinas
Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

07/07/2022 04h00

Assim como ocorre no Brasil, a superpopulosa Ásia tem diversas cidades marcadas por favelas e outras áreas onde as condições de habitação são precárias. Mas, nas Filipinas, há um lugar que se destaca no meio deste triste cenário.

Trata-se do Manila North Cemetery, cemitério situado na cidade de Manila e que, além de centenas de milhares de mortos, abriga milhares de vivos em seus 54 hectares.

Isso mesmo: por falta de opções de moradia na capital filipina, há pessoas que vivem em residências entre as sepulturas do local — e, em alguns casos, que chegam a habitar dentro dos próprios mausoléus que existem no terreno.

E esta realidade dá ao cemitério um ambiente surreal, o que acabou por torná-lo, de maneira surpreendente, um ponto visitado por turistas em Manila.

Ao caminhar em seu interior, o visitante se depara com pessoas tentando levar uma vida relativamente normal entre os jazigos.

De um lado, mulheres penduram suas roupas lavadas em varais estendidos entre as lápides. Do outro, adolescentes jogam basquete com o aro pendurado em um paredão de gavetas mortuárias. E homens se divertem em mesas de sinuca colocadas ao lado das covas.

Por quase todos os cantos, há crianças brincando e correndo sem a companhia de adultos para lá e para cá, subindo livremente nos túmulos enquanto gritam e dão risada.

Quando está muito calor, não é raro se deparar com gente dormindo sobre a pedra fria das estruturas das sepulturas.

E é chocante ver como são as casas destas pessoas: algumas das residências lembram as das favelas brasileiras, feitas de madeira, com teto de metal e erguidas precariamente em qualquer espaço disponível.

Mas há ainda aqueles que mal têm um teto sobre suas cabeças: no local, há gente que vive sob lonas colocadas em cima dos blocos de gavetas mortuárias — e acessando esta parte alta com escadas de madeira, como se fosse a laje de uma casa.

Mausoléu virou casa no North Cemetery, em Manila, Filipinas - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Mausoléu virou casa no North Cemetery, em Manila, Filipinas
Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

E existem ainda partes do cemitério que lembram um bairro de periferia, com os mausoléus protegidos por grades e parecendo com casas de verdade.

Cemitério com economia

A abertura do Manila North Cemetery remonta ao início do século 20 e, ao longo de sua história, o lugar foi usado para o enterro de importantes personalidades das Filipinas.

Estão sepultados lá, por exemplo, ex-presidentes da nação (como Sergio Osmeña e Ramón Magsaysay), assim como o famosíssimo ator Fernando Poe Jr. e diversos outros nomes célebres do mundo das artes e da política do país.

Vista aérea do Northern Cemetery, de Manila - TatianaNurieva/Getty Images/iStockphoto - TatianaNurieva/Getty Images/iStockphoto
Vista aérea do Northern Cemetery, de Manila
Imagem: TatianaNurieva/Getty Images/iStockphoto

A presença dos restos mortais de personagens da elite e de seus suntuosos túmulos não impediram, entretanto, que o Manila North Cemetery virasse local de habitação para milhares de pessoas miseráveis — que, ao longo dos séculos 20 e 21, escolheram este lugar pela total falta de oportunidades de moradia decente em Manila e como uma opção mais segura ao ambiente frequentemente perigoso das favelas da capital filipina.

E, na busca pela sobrevivência, os moradores do cemitério fazem girar uma economia toda própria.

Muitas das pessoas que vivem nos mausoléus são pagas pelas próprias famílias donas destes espaços, para que cuidem dos túmulos ali existentes.

Menino se alimenta em casa entre tumbas no North Cemetery, em Manila, Filipinas - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Menino se alimenta em casa entre tumbas no North Cemetery, em Manila, Filipinas
Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

Outros moradores fazem renda guiando tours no cemitério, levando visitantes até os túmulos das celebridades e, não raro, para dentro das residências erguidas entre as sepulturas, para mostrar como é a realidade destes lares.

E há ainda as datas religiosas em que este lugar de Manila fica cheio de gente de fora, como na época do Dia de Finados, quando dezenas de milhares de familiares dos falecidos vêm ao cemitério para pagar respeito aos seus entes queridos que já partiram.

Os moradores do cemitério aproveitam estas ocasiões para ganhar dinheiro vendendo água, comida e flores para os visitantes. E ainda há lojinhas e tendas funcionando permanentemente entre os jazigos, para abastecer a população local com itens de necessidade básica.

Em 2019, notícias reportaram que a prefeitura de Manila removeu moradias que existem no Manila North Cemetery, para abrir espaço para facilitar a circulação dos familiares dos mortos em visita pelo local.

Muitos habitantes, porém, continuam lá, formando uma das paisagens mais impactantes de toda a Ásia.

Crianças brincam perto de suas casas sobre tumbas no North Cemetery, em Manila, Filipinas - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Crianças brincam perto de suas casas sobre tumbas no North Cemetery, em Manila, Filipinas
Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

Visitar o Manila North Cemetery como turista é, logicamente, controverso, pois se trata de um passeio para observar uma situação de pobreza particularmente dramática.

Mesmo assim, caso você queira um dia conhecer este local, saiba que é recomendável contratar um guia para realizar a incursão, pois dizem que algumas áreas do cemitério podem ser perigosas para forasteiros.

A maneira mais segura de encontrar um guia para o tour é através do hotel ou hostel em que o turista estiver hospedado em Manila.