PUBLICIDADE
Topo

Vai pegar a estrada? Posto de gasolina inova e abriga quarto sem paredes

O projeto Null Stern Hotel permite aos hóspedes um mergulho no ambiente em que estão inseridos - Atelier für Sonderaufgaben/Divulgação
O projeto Null Stern Hotel permite aos hóspedes um mergulho no ambiente em que estão inseridos
Imagem: Atelier für Sonderaufgaben/Divulgação

De Nossa

01/07/2022 09h57

Quem está acostumado a cair na estrada para explorar novos destinos no Brasil ou no exterior não se surpreenderia facilmente com a ideia de alugar um quarto de hotel próximo à parada do posto de gasolina.

Mas e se este hotel não tivesse portas ou paredes? E se ele estivesse literalmente ao lado da bomba de combustível?

Este mergulho no ambiente em que o hóspede está inserido é justamente a proposta da mais nova acomodação do Null Stern Hotel, na Suíça, inaugurada na quinta (23).

Inicialmente criado em 2008, o projeto dos artistas conceituais (e irmãos) Frank e Patrik Riklin — fundadores do Atelier für Sonderaufgaben — em parceria com o empresário hoteleiro Daniel Charbonnier já instalou quartos em outros pontos inusitados, como os Alpes Suíços, todos ao ar livre.

Null Stern Hotel - Gianluca Colla/Divulgação - Gianluca Colla/Divulgação
Imagem: Gianluca Colla/Divulgação

A ideia é que o novo quarto, que está situado em um posto de gasolina real na cidade suíça de Saillon, seja uma resposta "à atual situação mundial". À revista Architectural Digest, os irmãos afirmaram que "não é hora de dormir", então o quarto "anti-idílico" deve servir para que o hóspede contemple os problemas sociais, econômicos e ambientais que a humanidade enfrenta atualmente.

Como convidado e, ao mesmo tempo, garoto-propaganda — que pode ser visto na imagem de abertura desta matéria —, os artistas e o empresário receberam o prefeito de Saillon, Charles-Henri Thurre, servido por um "mordomo moderno". Ele, no entanto, não deve ser o único a encarar o desconforto do ambiente barulhento à beira da estrada com cheiro de combustível fóssil.

Null Stern Hotel - Atelier für Sonderaufgaben/Divulgação - Atelier für Sonderaufgaben/Divulgação
Uma das acomodações nos Alpes
Imagem: Atelier für Sonderaufgaben/Divulgação

Atualmente, o Null Stern Hotel tem uma lista de espera de mais de 6 mil hóspedes ansiosos para dormir sem o amparo de paredes, teto, portas, sem confortos de banheiros climatizados com hidromassagem, sessão de massagem ou piscina, como oferecem muitos hotéis modernos.

No entanto, as outras instalações do trio são mais sedutoras, bem diante das montanhas, o que pode ter inspirado boa parte destes interessados. "Era importante para nós mostrar tanto os aspectos utópicos do nosso mundo com suas paisagens lindíssimas, mas também as realidades que todos enfrentamos hoje", explicou Charbonnier à publicação americana.

Até porque, segundo os irmãos, sem a capacidade de refletir sobre os problemas atuais, pode haver em breve mais locais "anti-idílicos do que idílicos". Assim como em todas as acomodações anteriores do Null Stern Hotel, o quarto no posto de gasolina de Saillon conta com um único conforto: o serviço do mordomo que leva refeições, atende a pedidos dos hóspedes, além de oferecer apoio emocional.

O Null Stern Hotel abrirá para sua temporada 2022 em 1º de julho e deverá funcionar até 18 de setembro de 2022, durante todo o verão europeu. A diária da hospedagem nada comum sai por 325 francos suíços, quase R$ 1,8 mil. Reservas podem ser feitas através do site.