Topo

Ataque contra os EUA? Bunker de hotel foi projetado para abrigar políticos

Bunker no Greenbrier Hotel - Alex Wong/Getty Images
Bunker no Greenbrier Hotel
Imagem: Alex Wong/Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

03/06/2022 04h00

Visto de fora, o resort norte-americano The Greenbrier já impressiona: estrutura é grandiosa, luxo e jardins dignos de um palácio.

O que mais surpreende, no entanto é saber que, em um espaço subterrâneo deste requintado estabelecimento hoteleiro, existe um gigantesco bunker construído durante a Guerra Fria para proteger políticos dos Estados Unidos no caso de um ataque nuclear.

Inaugurado em 1913, o The Greenbrier está localizado na cidade de White Sulphur Springs, no Estado da Virgínia Ocidental, em uma remota região montanhosa a aproximadamente 390 quilômetros de Washington, DC — e, por causa de sua sofisticação, sempre foi frequentado por políticos importantes, incluindo presidentes dos Estados Unidos.

Cantinho secreto (mesmo)

Na Guerra Fria, em uma negociação altamente secreta com o governo, o resort aceitou ganhar um abrigo que pudesse receber membros do Congresso americano caso o território estadunidense fosse seriamente agredido pela União Soviética ou outra entidade inimiga do país.

Nos anos 1950 e começo dos anos 1960, foi então construído no Greenbrier, sob uma nova ala erguida para os hóspedes, um verdadeiro forte subterrâneo para proteger os congressistas e permitir que eles continuassem legislando em tempos de guerra.

Greenbrier Hotel - Getty Images - Getty Images
Greenbrier Hotel
Imagem: Getty Images

Enquanto esteve preparado para a ação, o bunker era mantido de uma maneira curiosa: por ser um local altamente secreto, funcionários do governo norte-americano se disfarçavam de empregados do Greenbrier para circular pela área sem chamar atenção.

A alta cúpula do resort, logicamente, não podia divulgar de maneira nenhuma a estrutura bélica que tinha sob seus pés.

Felizmente, o bunker nunca chegou a ser usado, nem mesmo durante a crise dos mísseis em Cuba, em 1962, que colocou os Estados Unidos perto de uma guerra nuclear contra a União Soviética.

Aparelho de comunicação do bunker no Greenbrier Hotel - Alex Wong/Getty Images - Alex Wong/Getty Images
Aparelho de comunicação do bunker no Greenbrier Hotel
Imagem: Alex Wong/Getty Images

As instalações permaneceram secretas até 1992, quando o repórter Ted Gup, do jornal "The Washington Post", publicou uma matéria revelando a existência do bunker — que foi desativado logo em seguida.

Estrutura poderosa

O bunker atinge mais de 200 metros de profundidade e tem uma de suas entradas protegidas por uma porta de aço e concreto de 25 toneladas, assim como suas paredes.

Dormitório do bunker no Greenbrier Hotel - Alex Wong/Getty Images - Alex Wong/Getty Images
Dormitório do bunker no Greenbrier Hotel
Imagem: Alex Wong/Getty Images

O interior, por sua vez, é marcado por enormes colunas e longos corredores que conectam as principais áreas, como os dormitórios, cheios de beliches e armários, cozinha, banheiros com chuveiros, salas de comunicação com o exterior, enfermaria e espaços onde os membros do Congresso poderiam se reunir para legislar e tomar decisões durante a guerra.

Passeios de turistas pelo bunker no Greenbrier Hotel - Alex Wong/Getty Images - Alex Wong/Getty Images
Passeios de turistas pelo bunker no Greenbrier Hotel
Imagem: Alex Wong/Getty Images

Hoje, alguns dos espaços permanecem exatamente como eram na época da Guerra Fria, enquanto outras áreas ganharam réplicas dos objetos originais. O espaço virou uma espécie de museu, com tours organizados pelo próprio resort. Os passeios são realizados com guia e com duração de aproximadamente 90 minutos.

Para visitas a este destino turístico extremamente original, acesse: www.greenbrier.com/Activities-Events/Bunker-Tours-(16).aspx