Topo

Entradas para o parque Yellowstone, nos EUA, são fechadas devido a enchente

Yellowstone National Park - LaiLa Skalsky/Unsplash
Yellowstone National Park Imagem: LaiLa Skalsky/Unsplash

De Nossa

14/06/2022 12h29

O Parque Nacional de Yellowstone, Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco, localizado entre os estados americanos de Wyoming, Idaho e Montana, está fechado ao público em caráter temporário devido a um volume "sem precedentes" de chuva e à subsequente enchente do terreno, que se encontra em "condições extremamente perigosas", informou a administração na segunda (13).

Seus portões seguirão trancados para visitantes "até que as condições se estabilizem e o parque possa avaliar o dano às estradas e pontes" que levam às entradas. A previsão inicial é que a proibição siga em vigor até quarta "no mínimo", podendo se estender por mais dias.

"Nossa primeira prioridade foi evacuar a seção norte do parque, onde há múltiplas estradas e falhas nas pontes, delizamentos de terras e outros problemas", informou o superintendente de Yellowstone, Cameron Sholly, em comunicado à CNN americana.

Uma das estradas que leva a Yellowstone, tomada pelas águas - Divulgação/National Park Service - Divulgação/National Park Service
Uma das estradas que leva a Yellowstone, tomada pelas águas
Imagem: Divulgação/National Park Service

Visitantes que estavam no parque durante as chuvas só puderam começar a ser evacuados da porção sul na tarde de segunda, devido à enchente e preocupações com a sobrecarga do sistema de esgoto. A administração de Yellowstone acredita que a porção norte possa continuar fechada por "um período substancial".

Uma das pontes de acesso ao Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, foi destruída pelas chuvas - Divulgação/National Park Service - Divulgação/National Park Service
Uma das pontes de acesso ao Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, foi destruída pelas chuvas
Imagem: Divulgação/National Park Service

Além disso, as equipes que trabalham neste que é o primeiro parque nacional a ser fundado no mundo, em 1872, para também oferecer auxílio aos moradores de Gardiner, no estado de Montana, cidade localizada próxima à fronteira norte de Yellowstone e que ficou isolada e sob risco de desabamento desde as chuvas.

Rochas deslizaram na estrada norte de acesso ao cânion Gardner, em Yellowstone - Divulgação/National Park Service - Divulgação/National Park Service
Rochas deslizaram na estrada norte de acesso ao cânion Gardner, em Yellowstone
Imagem: Divulgação/National Park Service

Diversas partes do parque seguem sem energia elétrica, o que também é um desafio para a reabertura. "Com a previsão de chuvas adicionais, o parque não quer grandes números de visitantes presos em seu interior". Viajantes com planos na região devem monitorar as condições da estrada, aconselhou a equipe de Yellowstone.

Houve trechos de destruição das pistas - Divulgação/National Park Service - Divulgação/National Park Service
Houve trechos de destruição das pistas
Imagem: Divulgação/National Park Service

Segundo a CNN, a região já recebeu cerca de 400% de sua média de precipitação para o mês de junho. Turistas nas acomodações ao redor estão presos em hotéis, chalés e acampamentos esperando os níveis de água baixarem, além de estabilização do terreno.

Grand Canyon de Yellowstone - Katy McCray/Unsplash - Katy McCray/Unsplash
Grand Canyon de Yellowstone
Imagem: Katy McCray/Unsplash

O Parque Nacional de Yellowstone recebe, em média, 780 mil turistas no mês de junho, segundo dados do Serviço Nacional de Parques, que administra todas as áreas protegidas em território americano.

Grand Prismatic Spring, no Yellowstone National Park - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Grand Prismatic Spring, no Yellowstone National Park
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Repleto de fontes termais e gêiseres (são cerca de 300 em sua extensão), cadeias montanhosas e terreno vulcânico que abriga uma das maiores florestas petrificadas do mundo, Yellowstone é berço de mais de 70 espécies de mamíferos, 322 espécies de pássaros, 16 de peixes, entre outros animais selvagens.

Castle Geyser, em Yellowstone - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Castle Geyser, em Yellowstone
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Sua área de quase 900 mil hectares, maior que os estados de Rhode Island e Delaware somados, ainda abriga mais de 1.100 espécies de plantas nativas, sendo mais de 200 exóticas. Não à toa, o parque atrai tantos turistas e apaixonados por natureza — a administração estima que haja mais de 2 mil acampamentos dentro dele.