Topo

Parque nos EUA tem maior campo com dunas de areia branca do mundo; conheça

White Sands National Park, no estado de Novo México, nos EUA - makasana/Getty Images/iStockphoto
White Sands National Park, no estado de Novo México, nos EUA Imagem: makasana/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

04/04/2022 04h00

Parece algum cenário de filme de ficção científica que se passa em outro planeta, mas não é: a paisagem na imagem acima é do White Sands National Park, a maior extensão de dunas de areia branca de gipsita do mundo, um pouco diferente dos nossos Lençois Maranhenses, por exemplo, que são compostos de quartzo, granito e gnaisse.

Composta por ultrafina, macia e rara areia, a área de pouco mais de 712 quilômetros quadrados no estado de Novo México oferece populares trilhas, como a Dune Life Nature Trail, que corta duas dunas íngremes por um caminho de pouco mais de 1,6 quilômetro, ou a Alkali, um percurso de 8 quilômetros que oferece a possibilidade de escalada.

Mas o passeio por lá não vale à pena apenas para aqueles que gostam de esportes e atividades ao ar livre. Toda a região de White Sands é bastante única, especialmente para os amantes da natureza.

White Sands National Park, no estado de Novo México, nos EUA - Elisabeth Bender/Getty Images/iStockphoto - Elisabeth Bender/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Elisabeth Bender/Getty Images/iStockphoto
Elisabeth Bender/Getty Images/iStockphoto (750x1)

O parque abriga 800 espécies animais, sendo que muitas delas são as chamadas "endêmicas espécies brancas de White Sands": camundongos, lagartos, mariposas e outros insetos que, aos poucos, mudaram de cor e se mais tornaram mais claros, se camuflando melhor no ambiente.

White Sands National Park, no estado de Novo México, nos EUA - EJ-J/Getty Images/iStockphoto - EJ-J/Getty Images/iStockphoto
Imagem: EJ-J/Getty Images/iStockphoto
EJ-J/Getty Images/iStockphoto (750x1)

Crianças e adultos ainda se divertem escorregando pelas areias em "trenós" e pranchas e, enquanto uns meditam no silêncio da amplitude, outros conseguem ver reminiscências do passado (e do presente) bastante singulares: há dentro do complexo um campo de pesquisas militar, onde as Forças Armadas dos EUA fazem treinamentos e testam mísseis, além de equipamentos de missões espaciais da NASA — há diversos relatos online de quem jure já ter visto ETs por lá.

White Sands National Park, no estado de Novo México, nos EUA - gnagel/Getty Images/iStockphoto - gnagel/Getty Images/iStockphoto
Imagem: gnagel/Getty Images/iStockphoto
gnagel/Getty Images/iStockphoto (750x1)

Além disso, é possível checar de perto fósseis de pegadas humanas e vida animal de tempos pré-históricos, ou conhecer um pouco da cultura Apache a partir de traços da presença das comunidades que já estiveram instaladas na região.

White Sands National Park, no estado de Novo México, nos EUA - Melissa Kopka/Getty Images - Melissa Kopka/Getty Images
Imagem: Melissa Kopka/Getty Images
Melissa Kopka/Getty Images (750x1)

O parque ainda oferece tours do seu museu interno, que conta um pouco da história da região, que inclui a colonização espanhola do território antes da anexação aos EUA, e recebe visitantes dispostos a acampar, fazer piqueniques e etc.

Para conhecer de perto White Sands, é necessário desembolsar US$ 25, cerca de R$ 119 por veículo. A área está aberta a visitação o ano todo e o bilhete dá acesso por uma semana à sua entrada.