Topo

Omelete especial com queijo de coalho: receita é sucesso em bar carioca

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

14/05/2022 04h00

Para uma omelete fazer sucesso num boteco, a receita precisa fugir do básico. No carioca Bar do Tino, a cozinheira Elani Santana combina dois tipos de queijo — parmesão e coalho — em abundância.

A pedida, chamada de "vixe mainha", ganha mais cor com cheiro-verde (mistura de salsinha e cebolinha) e orégano. O passo a passo foi compartilhado com Teresa Cristina, que mostra as suas habilidades ao público no episódio de "Botequim da Teresa" com a convidada Fabi Alvim, medalhista olímpica de vôlei.

Bar do Tino - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Além da omelete diferentona, o Bar do Tino aposta em fartas porções de carnes assadas no bafo. Quem quer provar as especialidades chega com fome ao restaurante.

Localizada no Morro dos Prazeres, acima do boêmio bairro de Santa Teresa, a casa tem uma das mais altas vistas da favela. Para chegar até lá, turistas fazem uma trilha de dez minutos no meio da mata.

Para Teresa, o clima do estabelecimento é uma atração à parte:

O Bar do Tino é tão família que os clientes fazem questão de ter um registro com os anfitriões da casa, o casal Severino Alves e Eleni Santana".

Aprenda receita
com dicas de Teresa

Teresa Cristina - Fabi Alvim e omelete - FGranatieri/UOL - FGranatieri/UOL
Omelete do Bar do Tino
Imagem: FGranatieri/UOL

INGREDIENTES

  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de cheiro verde (salsinha e cebolinha)
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
  • 100 gramas de queijo coalho ralado
  • Sal e orégano a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite

MODO DE PREPARO

Bata os ovos por dois minutos numa tigela com garfo. Acrescente o cheiro verde, o queijo parmesão, o queijo de coalho e o sal e orégano a gosto. Misture.

Unte a frigideira. "Espalhe o azeite com pincel ou papel toalha para o omelete não grudar".

Coloque a mistura e esperar dourar embaixo. "Para ver o ponto, observe a borda. Não pode deixar queimar, mas deve ficar tostadinha".

Quando ficar firme, vire o omelete do outro lado. Assim que atingir o ponto, servir com salada de folhas, legumes cozidos, tomate e azeitonas.

Sextas de samba

Botequim da TEresa - Zo Guimaraes/UOL - Zo Guimaraes/UOL
Imagem: Zo Guimaraes/UOL

O "Botequim da Teresa", que vai ao ar todas as sextas, é o programa perfeito para quem ama boa música e papos interessantes. Teresa Cristina resgata a história de bares tradicionais do Rio de Janeiro, faz receitas clássicas de cada um deles e recebe convidados para conversas descontraídas. Assista à nova temporada no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se e receba atualizações fresquinhas).