Topo

Como fazer batata frita enrolada na linguiça, petisco famoso em bar carioca

Colaboração para Nossa

30/04/2022 04h00

Clássico é clássico, e ninguém tira. Exemplo disso é a o petisco "linguiça croc", do Enchendo Linguiça, bar tradicional da zona Norte do Rio de Janeiro.

Escolhido a dedo por Teresa Cristina para o primeiro episódio da terceira temporada de "Botequim da Teresa", o quitute frito formado por uma lâmina de batata envolta em pedaço de linguiça foi servido a Jorge Aragão, o poeta do samba. Quer aprender a fazer em casa?

Botequim da Teresa - Jorge - Zo Guimaraes/UOL - Zo Guimaraes/UOL
Petisco criativo: linguiça enrolada na batata
Imagem: Zo Guimaraes/UOL

"O que pouca gente sabe é que esse petisco nasceu num jantar de luxo em Portugal. O responsável pelo sucesso é Fernando Breschnik, sócio do bar carioca junto ao lado do irmão, Cláudio Toscano", conta Teresa, enquanto prepara a pedida.

Clique na imagem e acesse a receita completa:

Croc de linguiça

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Para a versão caseira ficar parecida com a original, Cláudio passa duas dicas:

  • A batata não pode ser tão fina, nem tão grossa. O ideal é ter 1,5 milímetros. O utensílio de cozinha chamado mandolina ajuda a atingir a espessura;
  • O fogo deve ficar alto e o óleo precisa estar bem quente para receber os enroladinhos;

Vai uma caipiroska aí?

Caipiroska - UOL - UOL
Caipiroska de frutas amarelas
Imagem: UOL

No programa, Teresa ensina a fazer uma saborosa bebida de frutas amarelas. O passo a passo é igual ao de caipirinha, mas pela utilização de vodca no lugar da cachaça o drinque passa a ser chamado de caipirosca.

Na coqueteleira, coloque meia manda em pedaços e cinco fatias de carambola. Acrescente duas colheres de açúcar mascavo e macere de leve com o pilão, colocando a ponta na palma da mão para fazer menos força.

Em seguida, acrescente o sumo de um maracujá, uma dose de vodca e gelo à vontade. Chacoalhe bem e, na hora da apresentação, use uma "estrelinha" de carambola no copo. Tim-tim!

Conversas na mesa de bar

Enchendo Linguiça: tradicional da zona Norte carioca - Reprodução - Reprodução
Enchendo Linguiça: tradicional da zona Norte carioca
Imagem: Reprodução

Como a maioria dos botecos cariocas, o Enchendo Linguiça é recheado de histórias que rendem horas de papo. Cláudio compartilha uma situação inusitada:

"Uma vez, tinha um casal tomando cerveja e comendo linguiça croc. De repente, o cara foi parar dentro da cozinha pedindo para ficar escondido lá porque havia visto a mulher dele chegar".

Quando ele saiu, viu a mulher dele com outro cara. Dá para imaginar a confusão!".

Sextas de samba

Botequim da Teresa - Jorge Aragão - Zo Guimaraes/UOL - Zo Guimaraes/UOL
Teresa recebe convidados como Jorge Aragão
Imagem: Zo Guimaraes/UOL

O "Botequim da Teresa", que vai ao ar todas as sextas, é o programa perfeito para quem ama boa música e conversas interessantes. Teresa Cristina resgata a história de bares tradicionais do Rio de Janeiro, faz receitas clássicas de cada um deles e recebe convidados para uma bate-papos descontraídos. Assista à nova temporada no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se e receba atualizações fresquinhas).