PUBLICIDADE
Topo

Como transformar barriga de porco em petisco para comer igual pipoca

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

28/05/2022 04h00

Ingredientes simples e resultado grandioso. É assim que a apresentadora Teresa Cristina define o petisco do bar carioca Costelas, que ela ensina a fazer no episódio do "Botequim da Teresa" com a convidada Camila Pitanga.

O preparo não tem segredo. Cortada em pedaços de cerca de quatro centímetros, a barriga suína diminui de tamanho e ganha crocância ao entrar em óleo quente.

O pulo do gato está em peneirar lemon pepper (mistura pronta de raspas de limão-siciliano, limão-taiti, alho e pimenta-do-reino) sobre a carne logo depois de frita para a gordura absorver os sabores.

Crocante, azedinho e delicioso, o petisco faz jus ao nome "pipoquinha de porco" — a vontade é comer um pedaço atrás do outro.

Botequim da Teresa - Camila Pitanga e pipoquinha de porco - Zo Guimaraes/UOL - Zo Guimaraes/UOL
Pipoquinha de barriga de porco frita temperada com lemon pepper
Imagem: Zo Guimaraes/UOL

Receita completa
Aprenda a fazer em casa

INGREDIENTES

  • 500 gramas de barriga de porco
  • 1 garrafa de de óleo de soja ou de algodão
  • Lemon pepper a gosto
  • Sal fino a gosto

MODO DE PREPARO

Cortar a barriga de porco em cubos de quatro centímetros. Fritar em óleo de soja ou de algodão a 180 graus até ficar dourado e crocante.

Ao retirar da fritura, imediatamente peneirar o lemon pepper sobre a carne e mexer um pouco. Se quiser, adicionar sal.

Só dá costela!

Costelas no novo endereço: Praça das Bandeiras - Reprodução - Reprodução
Costelas no novo endereço: Praça das Bandeiras
Imagem: Reprodução

Embora tenha outros itens no cardápio, como a própria pipoquinha, o bar Costelas nasceu em outubro de 2016 especializado em costelas suína e bovina.

Nada melhor que um nome assim, direto e reto, para pegar tão rápido. Tamanho sucesso fez o estabelecimento comandado por Rodrigo Mendes se mudar de garagem no Estácio para uma loja maior na Praça da Bandeira, bairro conhecido pela botecagem carioca.

Sextas de samba

Botequim da Teresa - Camila Pitanga e pipoquinha de porco - Zo Guimaraes/UOL - Zo Guimaraes/UOL
Botequim da Teresa recebe Camila Pitanga
Imagem: Zo Guimaraes/UOL

O "Botequim da Teresa", que vai ao ar todas as sextas, é o programa perfeito para quem ama boa música e papos interessantes. Teresa Cristina resgata a história de bares tradicionais do Rio de Janeiro, faz receitas clássicas de cada um deles e recebe convidados para conversas descontraídas. Assista à nova temporada no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se e receba atualizações fresquinhas).