Topo

Túneis forrados com ossos de 50 mil pessoas são atração em igreja tcheca

Detalhe das caveiras do ossuário da Igreja de São Tiago, em Brno, na República Tcheca - Getty Images
Detalhe das caveiras do ossuário da Igreja de São Tiago, em Brno, na República Tcheca
Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

07/05/2022 04h00

A República Tcheca é famosa por ter paisagens que lembram cenários de contos de fadas, como Praga e Karlovy Vary. Mas no país também é possível encontrar uma atração turística que ficaria muito bem em um filme de terror.

Trata-se de uma área subterrânea da cidade de Brno que abriga um dos maiores ossuários da Europa. Situado embaixo de um templo cristão chamado Igreja de São Tiago, o local é composto por uma rede de corredores e câmaras cujas paredes são forradas por restos mortais.

Lá dentro, crânios, fêmures e outras partes humanas se encontram cuidadosamente organizados e, à primeira vista, parecem incontáveis — afinal, lá estão os ossos de aproximadamente 50 mil pessoas.

Coluna do ossuário da Igreja de São Tiago, em Brno, na República Tcheca - Getty Images - Getty Images
Coluna do ossuário da Igreja de São Tiago, em Brno, na República Tcheca
Imagem: Getty Images

Repleto de colunas cobertas pelos mais diferentes ossos e nichos com dezenas de crânios empilhados, o ossuário da Igreja de São Tiago conta até com uma trilha sonora: enquanto caminha por seus corredores lúgubres, o público pode escutar a música do artista tcheco Milos Stedron, composta especialmente para este lugar.

A história do lugar

O ossuário surgiu na Idade Média como solução para a falta de espaço nos cemitérios locais, que se encontravam quase sempre lotados por causa de frequentes guerras e epidemias letais.

Ossuário da Igreja de São Tiago, em Brno, na República Tcheca - Getty Images - Getty Images
Ossuário da Igreja de São Tiago, em Brno, na República Tcheca
Imagem: Getty Images

Naquela época, as sepulturas eram abertas de 10 a 12 anos após o enterro do morto, para que os restos mortais fossem removidos para o ossuário subterrâneo e o túmulo ficasse vago para receber um novo defunto.

Em 1784, por razões sanitárias, uma lei proibiu a existência de cemitérios atrás das igrejas de Brno — e todos os restos mortais destes locais foram levados para o ossuário da cidade, contribuindo para juntar a gigantesca quantidade de ossos que hoje existe sob a Igreja de São Tiago.

Atmosfera de respeito

Ossuário da Igreja de São Tiago, em Brno, na República Tcheca - Getty Images - Getty Images
Ossuário da Igreja de São Tiago, em Brno, na República Tcheca
Imagem: Getty Images

Mesmo tendo virado uma popular atração turística, o ossuário da Igreja de São Tiago tem um ambiente de alta formalidade.

No local, é recomendado que os visitantes demonstrem respeito na frente das dezenas de milhares de mortos. E, para que não haja muito tumulto nos corredores subterrâneos, há um limite de 20 pessoas que podem visitar o lugar por vez (por causa deste limite, é indicado reservar com antecedência a visita).

Ossuário da Igreja de São Tiago, em Brno, na República Tcheca - Getty Images - Getty Images
Ossuário da Igreja de São Tiago, em Brno, na República Tcheca
Imagem: Getty Images

Além disso, paira uma alta carga de religiosidade no ossuário, com símbolos como cruzes colocados em diversos de seus ambientes.

Logicamente, não é um local indicado para pessoas com claustrofobia, pois alguns dos corredores são estreitos e escuros.
A caminhada lá dentro chega a durar aproximadamente 30 minutos.

Mais informações: https://www.brnenske-podzemi.cz/en/ossuary-church-st-james

Igreja de São Tiago e outras atrações

Vista panorâmica de Brno, na República Tcheca - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Vista panorâmica de Brno, na República Tcheca
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em uma visita ao ossuário de Brno, não deixe de reservar um bom tempo para uma visita detalhada à igreja de São Tiago, um dos templos cristãos mais interessantes desta região da República Tcheca.

O edifício tem uma história que remonta ao século 13, exibe uma belíssima arquitetura gótica e impressiona com sua torre de 94 metros de altura (uma das estruturas que mais se destacam na paisagem de Brno).

E, com cerca de 380 mil habitantes, esta cidade tcheca abriga outras fascinantes atrações turísticas:

  • Castelo de Spilberk, com uma história que remonta ao século 13 e que foi usado, ao longo dos séculos, como fortaleza militar e como prisão);
  • Catedral de São Pedro e São Paulo, que fica sobre uma colina chamada Petrov, com vista para a cidade;
  • praça do Mercado dos Vegetais, onde se destacam uma fonte barroca do século 17, do artista austríaco Johann Bernhard Fischer von Erlach;
  • Teatro Reduta, que foi palco para uma apresentação de Mozart.