Topo

Não é miragem: país vizinho do Brasil tem oásis no meio de deserto

Getty Images/EyeEm
Imagem: Getty Images/EyeEm

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

06/05/2022 04h00

Um oásis cercado por um extenso deserto e enormes dunas. Tal imagem remete imediatamente a paisagens do Saara ou a alguma história lendária do mundo árabe. Mas você sabia que há um lugar com estas características em plena América do Sul?

O local se chama Lagoa de Huacachina, fica no meio de uma grande região desértica que existe no Peru e poderia estar perfeitamente na Líbia, Marrocos ou Argélia.

Chamada de Oásis da América, a lagoa peruana tem um chamativo tom esverdeado, se encontra cercada por dunas de dezenas de metros de altura, é frequentada por aves migratórias e, em suas margens, crescem palmeiras cujo verde contrasta de maneira intensa com a cor da areia.

A lagoa em tons verdes do chamado Oásis da América, em meio às dunas de Ica - 	Huacachina - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A lagoa em tons verdes do chamado Oásis da América, em meio às dunas de Ica
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Visto de longe, o lugar pode parecer uma miragem pronta para desaparecer no meio do vasto horizonte árido. Mas acreditem: é tudo realidade.

Lugar turístico

O terreno onde se localiza a Lagoa de Huacachina, entretanto, está longe de ser um desconhecido e remoto oásis no meio do deserto: ao chegar a este destino peruano, não espere encontrar nômades hidratando seus animais em um ambiente rústico e desprovido de infraestrutura.

O oásis peruano está a cerca de 15 minutos do grande centro urbano de Ica e, há tempos, virou uma popular atração turística.

Inóspito? Que nada. Huacachina tem estrutura turística em torno da lagoa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Inóspito? Que nada. Huacachina tem estrutura turística em torno da lagoa
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Em um calçadão ao redor da lagoa e entre sua chamativa vegetação, operam hoje diversos hotéis, hostels, lojas de lembrancinhas e restaurantes totalmente voltados para forasteiros.

Agências de passeios turísticos também são abundantes: uma das atividades mais vendidas por estas empresas são tours de bugue nas íngremes dunas que cercam o oásis, em percursos que podem ser cheios de adrenalina.

Passeio com emoção: bugues levam os turísticas em aventuras pelas dunas - Huacachina - Willian Justen de Vasconcellos/Unsplash - Willian Justen de Vasconcellos/Unsplash
Passeio com emoção: bugues levam os turísticas em aventuras pelas dunas
Imagem: Willian Justen de Vasconcellos/Unsplash

Além disso, sandboarding é muito praticado na área e, na lagoa, é comum ver grupos de viajantes circulando com barcos ou pedalinhos.

Porém, mesmo sem proporcionar um ambiente de muita tranquilidade, o oásis peruano é um destino que vale a visita.

As atividades nas dunas são repletas de diversão e, quando chega o final da tarde, os turistas têm a chance de admirar um pôr do sol inesquecível sobre o deserto — e ter a certeza de que este é um lugar mágico.

Fim de tarde nas dunas de Huacachina: a magia do deserto - Darren Lawrence/Unsplash - Darren Lawrence/Unsplash
Fim de tarde nas dunas de Huacachina: a magia do deserto
Imagem: Darren Lawrence/Unsplash

Na língua quíchua, muita falada no Peru, Huacachina significa "mulher que chora". E, segundo a lenda, a lagoa nasceu das lágrimas de uma bela mulher de olhos verdes que parou nesta área do deserto para a chorar a morte de seu amado. Seu pranto, segundo alguns locais, ainda pode ser ouvido depois que a noite chega.

A lagoa, na verdade, é alimentada pela água que existe no subterrâneo desta área do Peru — mas isso não tira, em nada, sua magia.

O oásis de Huacachina se transformou em uma atração imperdível para os turistas que visitam Ica - Getty Images/EyeEm - Getty Images/EyeEm
O oásis de Huacachina se transformou em uma atração imperdível para os turistas que visitam Ica
Imagem: Getty Images/EyeEm

Como visitar

A Lagoa de Huacachina está a aproximadamente 300 quilômetros de Lima, a capital do Peru — e está bem perto da vasta infraestrutura urbana da cidade de Ica, onde não faltam hotéis, pousadas e restaurantes.

O turista, porém, pode passar tranquilamente um par de dias dentro do próprio oásis: lá, há opções de hotéis para os diferentes tipos de bolso (alguns com piscina) e restaurantes que vão da culinária peruana a pratos internacionais.

E vale lembrar que esta região do Peru abriga outros incríveis destinos de viagem.

Passeios de barco levam às Reserva Nacional de Paracas, na região de Ica - Willian Reis/Unsplash - Willian Reis/Unsplash
Passeios de barco levam às Reserva Nacional de Paracas, na região de Ica
Imagem: Willian Reis/Unsplash

Na área, não deixe de visitar a Reserva Nacional de Paracas, destino litorâneo onde é possível fazer passeios de barco para admirar lobos-marinhos. E, caso o orçamento permita, realize o voo sobre as lendárias e misteriosas Linhas de Nazca: os aviões decolam da cidade de Nazca, a aproximadamente 150 quilômetros da Lagoa de Huacachina.

Mais informações sobre voos: https://www.aeronasca.com/