Topo

Conheça 10 estátuas de Cristo pelo mundo além do cartão-postal carioca

Braços abertos sobre a Guanabara? Nem sempre. Conheça outros Cristos pelo mundo - Divulgação
Braços abertos sobre a Guanabara? Nem sempre. Conheça outros Cristos pelo mundo
Imagem: Divulgação

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

03/05/2022 04h00

Que a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro é um dos grandes símbolos do Brasil ao redor do mundo todo mundo sabe. Recentemente, porém, foi concluída, na cidade de Encantado (RS), a construção de uma estátua do Cristo que é mais alta do que o cartão-postal carioca.

A obra tem 43,5 metros de altura, contra os 38 metros de altura do símbolo religioso da capital fluminense (contando os pedestais).

Estas, entretanto, não são as únicas estátuas deste tipo que existem no planeta: em diversos cantos do globo, há enormes obras reproduzindo a imagem de Cristo que se transformaram em populares atrações turísticas. A seguir, conheça 10 delas.

Cochabamba (Bolívia)

Cristo de Cochabamba, Bolivia - Daniel Verdugo/Unsplash - Daniel Verdugo/Unsplash
Cristo de Cochabamba, Bolivia
Imagem: Daniel Verdugo/Unsplash

Brasileiros que visitam esta cidade boliviana quase sempre ouvem, dos nativos, que o Cristo de Cochabamba é maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

E não é mentira: a estátua boliviana tem 34 metros de altura, contra 30 metros do cartão-postal carioca (sem contar os pedestais). E a obra é uma popular atração turística local, oferecendo linda vista para os arredores.

Palência (Espanha)

El Cristo del Otero, em Palência, Espanha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
El Cristo del Otero, em Palência, Espanha
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Nesta cidade a aproximadamente 250 quilômetros de Madri, se localiza uma estátua batizada de Cristo del Otero. Inaugurada nos anos 1930, a obra tem 21 metros de altura e, sob sua estrutura, existe uma capela.

No projeto inicial da estátua estava previsto que os olhos seriam blocos de marfim e mármore. Porém, pelo restrito orçamento da obra, o espaço acabou virando duas janelas.

Silao (México)

Estátua de Cristo no Cerro do Cubilete, em Silao, México - Juan Carlos Fonseca Mata - Juan Carlos Fonseca Mata
Estátua de Cristo no Cerro do Cubilete, em Silao, México
Imagem: Juan Carlos Fonseca Mata

Nesta cidade mexicana, há uma montanha chamada Cerro del Cubilete, coroada por uma estátua de Cristo. Nos anos 1920, uma estátua cristã que existia no local foi destruída a mando do então presidente mexicano Plutarco Elías Calles, que adotou políticas anticlericais em seu governo.

A versão atual foi construída nos anos 1940 e é muito visitada por fiéis nativos e estrangeiros.

Maratea (Itália)

Cristo de Maratea, na Itália - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cristo de Maratea, na Itália
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Esta é uma original estátua de Cristo que fica sobre o Monte Biagio, no sul da Itália. Além de não ter os tradicionais cabelos longos, ela exibe uma posição de braços bem peculiar, com se estivesse pronta para abraçar alguém à sua frente.

A obra tem mais de 20 metros de altura, foi feita com mármore de Carrara e fica sobre o mar Tirreno.

Swiebodzin (Polônia)

Cristo de Swiebodzin, na Polônia - Getty Images - Getty Images
Cristo de Swiebodzin, na Polônia
Imagem: Getty Images

Em um país fervorosamente católico como a Polônia não poderia faltar uma grande estátua de Cristo. E esta obra, localizada na cidade de Swiebodzin (a aproximadamente 420 quilômetros de Varsóvia), chama a atenção com seu lindo estilo art déco (o mesmo do Cristo Redentor do Rio de Janeiro).

Sua altura, porém, é maior do que a da estátua brasileira: 36 metros contra 30 metros do símbolo do Rio de Janeiro (sem contar os pedestais).

Eureka Springs (EUA)

Cristo de Eureka Springs, Arkansas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Cristo de Eureka Springs, Arkansas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Localizada no Estado norte-americano do Arkansas, esta cidade abriga uma estátua do Cristo com 20 metros de altura e uma cabeça de dimensões avantajadas. A obra foi inaugurada em 1966 a mando de um líder religioso que queria transformar o entorno em uma espécie de parque temático cristão.

Mesmo com o resto do projeto nunca saindo do papel, este Cristo acabou virando um dos grandes símbolos de Eureka Springs. E uma detalhe interessante: trabalhou na construção da estátua Emmet Sullivan, um dos artesãos que esculpiram o Monte Rushmore.

San Salvador (El Salvador)

Monumento ao Divino Salvador do Mundo, em San Salvador, El Salvador - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Monumento ao Divino Salvador do Mundo, em San Salvador, El Salvador
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Na capital salvadorenha se destaca esta obra batizada de Monumento ao Divino Salvador do Mundo, coroada por uma estátua de Cristo sobre um globo terrestre. Em 1986, um terremoto atingiu San Salvador e danificou seriamente a obra, que foi posteriormente reparada.

Vung Tau (Vietnã)

Estátua de Cristo, em Vung Tau, Vietnã - Getty Images - Getty Images
Estátua de Cristo, em Vung Tau, Vietnã
Imagem: Getty Images

Nem todo mundo sabe, mas o Vietnã tem uma expressiva população cristã. E, na cidade de Vung Tau, no sul do país, existe esta estátua de Cristo com mais de 30 metros de altura. O local é um importante ponto de peregrinação na nação asiática.

Almada (Portugal)

Estátua de Cristo, em Almada, Portugal - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Estátua de Cristo, em Almada, Portugal
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com os braços abertos para o rio Tejo, esta estátua faz parte do Santuário Nacional de Cristo Rei, nos arredores de Lisboa. De autoria do escultor português Francisco Franco de Sousa, a obra tem 28 metros e está no topo de um pedestal com nada menos do que 82 metros de altura.

A estátua terminou de ser construída nos anos 1950 e, reza a história, foi inspirada no Cristo Redentor do Rio de Janeiro (que é de 1931).

Balneário Camboriú (SC)

Cristo Luz, em Balneário Camboriú - Wikipédia - Wikipédia
Cristo Luz, em Balneário Camboriú
Imagem: Wikipédia

No Brasil, a cidade catarinense também tem uma enorme estátua de Cristo, chamada Cristo Luz. Localizada em um dos pontos mais altos do município, a obra tem 33 metros de altura, oferece uma bela vista para a região e tem em um de seus braços um projetor de luz.