Topo

Barcelona de graça: 5 passeios para curtir a cidade sem mexer no bolso

Vista para a praia da Barceloneta, uma das opções gratuitas na cidade espanhola - Getty Images
Vista para a praia da Barceloneta, uma das opções gratuitas na cidade espanhola
Imagem: Getty Images

Gisele Rodrigues

Colaboração para Nossa

23/03/2022 04h00

Barcelona é uma das cidades mais turísticas do mundo, considerada um destino cheio de atrações. Famosa por sua arquitetura e as obras de Gaudí, a cidade que fica na costa do mar Mediterrâneo é uma tendência da cultura, moda e gastronomia.

Capital da região da Catalunha, a cidade vibrante surpreende turistas o ano inteiro, e oferece vários programas interessantes para fazer, sendo alguns deles gratuitos. São muitos os museus, parques, passeios guiados e outras obras de Gaudí que merecem uma visita — e não custam nada.

Veja cinco dessas atrações que não pesam no bolso.

1. Bunker del Carmel

Vista para Barcelona do Bunker del Carmel - Getty Images - Getty Images
Vista para Barcelona do Bunker del Carmel
Imagem: Getty Images

Um dos lugares com uma das mais belas vistas para toda a cidade até a região do mar.

Esse bunker serviu como uma antiga base militar, construída na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), e fica no alto do monte Turó de La Rovira , localizada no bairro Carmel.

O mirante, independente da estação, atrai muitos viajantes se reúnem ali para ver o pôr do sol e fazer um piquenique. Para chegar até lá, só é possível de transporte público ou taxi até o início do monte, e o restante é uma caminhada fácil.

Endereço: Carrer de Marià Labèrnia, s/n, 08032 Barcelona, Espanha

2. Mercado La Boqueria

Mercado La Boqueria - Getty Images - Getty Images
Mercado La Boqueria
Imagem: Getty Images

Você é fã de gastronomia e conhecer novos sabores? Esse passeio não pode deixar de faltar no roteiro.

Este é o mais famoso mercado de Barcelona, e foi construído entre 1840 e 1870. Por ali, você encontra produtos típicos da Catalunha, diversas barracas com tapas e restaurantes com comida local.

Não deixe de experimentar um dos variados sucos naturais a mostra nas barracas, e provar a gastronomia ibérica, o jamón ibérico e o jamón serrano, ambos são presuntos espanhóis e derivam do porco ao qual são feitos. Enquanto o jamón ibérico é feito a partir do porco pata negra, o jamón serrano é feito do porco branco.

Endereço: La Rambla, 91, 08001 Barcelona, Espanha

3. Parque de La Ciutadella

Parque de La Ciutadella - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Parque de La Ciutadella
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Barcelona tem muitas praças e parques para visitar, e esse é um dos mais turísticos e sem precisar pagar entrada.

O primeiro parque da cidade, ele foi construído no final do século 19, e localiza-se em uma área onde antigamente existia uma fortaleza (Ciutadella), um centro de repressão construído pelo rei Felipe 5° para vigiar Barcelona. É um ótimo passeio para durante um dia ensolarado, e fazer um piquenique em uma região central da cidade.

Endereço: Passeig de Picasso, 21, 08003 Barcelona, Espanha

4. Igrejas: Catedral de Barcelona e Santa Maria del Mar

Catedral de Barcelona - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Catedral de Barcelona
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Muitos turistas acreditam que a catedral de Barcelona seja a igreja da Sagrada Família, mas a verdade é que a Catedral de Barcelona fica na região do Bairro Gótico, e que demorou cerca de seis séculos para ser concluída, e tem fachada neogótica.

A entrada é gratuita de segunda a sábado, das 8:00 às 12:45 e das 17:15 às 19:30. E aos domingos e feriados, das 8:00 às 13:45 e das 17:15 às 19:30.

Endereço: Pla de la Seu, s/n, 08002 Barcelona, Espanha

Igreja Santa Maria del Mar - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Igreja Santa Maria del Mar
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Aproveite e passe pela Santa Maria del Mar, construída em estilo gótica catalã. Ela foi construída no século 14, para quem quer saber mais sobre ela pode assistir a uma série com o nome pelo streaming Netflix.

Endereço: Plaça de Santa Maria, 1, 08003 Barcelona, Espanha

5. La Barceloneta

La Barceloneta - Marc Fanelli-Isla/Unsplash - Marc Fanelli-Isla/Unsplash
La Barceloneta
Imagem: Marc Fanelli-Isla/Unsplash

Bairro de Barcelona, La Barcelonetta, foi criado em meados do séc. 18 como uma vila de pescadores, mas hoje é famoso por ser bem turístico principalmente no verão.

Aqui está a famosa praia de Barceloneta, uma das praias mais antigas e movimentadas da cidade. Durante o verão, são instalados diversos chirinquitos (quiosques) para degustar tapas (petiscos espanhóis) e drinques na praia.

Fora de temporada, a orla segue cheia de pessoas que aproveitam para ver o final da tarde estendendo uma toalha de frente para o mar. É também onde fica a Platja de Sant Miquel, conhecida por ter um serviço para pessoas com mobilidade reduzida.