Topo

Após 'cancelar' Rússia, Bar da Dona Onça servirá estrogonofe beneficente

O estrogonofe do tradicional Bar da Dona Onça, em São Paulo - Reprodução/Instagram
O estrogonofe do tradicional Bar da Dona Onça, em São Paulo Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

09/03/2022 15h22

Após anunciar nesta terça (8) que não serviria mais uma receita originária da Rússia — o seu tradicional estrogonofe — "em repúdio à guerra que o governo russo está promovendo na Ucrânia, matando e desabrigando milhões de inocentes", o Bar da Dona Onça da chef Janaína Rueda reincorporou o prato ao cardápio.

A decisão foi tomada após "centenas de pedidos" de clientes, explicou a casa em seu perfil no Instagram nesta quarta-feira (9). Toda a venda durante o mês de março será revertida para o projeto Pão do Povo da Rua.

Janaína Rueda ainda se comprometeu a continuar contando a história do prato semanalmente, também às quartas. A receita ainda será distribuída para moradores de rua na Praça Princesa Isabel, no bairro dos Campos Elíseos, região central da capital paulista.

Localizado no Copan, o Bar da Onça tem a delícia russa entre seus pedidos mais frequentes. São comercializados cerca de mil preparos por mês.

O estrogonofe teria chegado ao Brasil através de chefs europeus trazidos para cozinhar os jantares chiques dos barões do café. "Tornou-se um prato afetivo no Brasil", contou Janaína a Nossa. O "cancelamento" da receita, segundo ela, seria inicialmente "uma forma de mostrar apoio aos ucranianos agora".