Topo

Avaliações de restaurantes denunciam ataques da Rússia à Ucrânia

As avaliações de restaurantes em plataformas de recomendações denunciam a situação ucraniana aos russos - torwai/Getty Images/iStockphoto
As avaliações de restaurantes em plataformas de recomendações denunciam a situação ucraniana aos russos Imagem: torwai/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

05/03/2022 08h46

Manifestantes contra a guerra na Ucrânia têm usado as avaliações de restaurantes em plataformas como o Google Reviews, Yandex Maps e o Afisha.ru para denunciar a situação no país.

A estratégia usada por estes grupos visa escapar do controle de mídias exercido pelo governo de Putin. Segundo informações obtidas pela agência de notícias Reuters nesta quarta (2), autoridades russas já acusaram dez veículos de imprensa de retratar de maneira falsa o que o país qualifica como "operação especial para desmilitarizar a Ucrânia".

Além disso, o governo tirou do ar a estação de rádio Ekho Moskyy por sua cobertura da invasão. Já na segunda (28), os movimentos nas páginas gastronômicas começaram a se articular após um usuário do Twitter sugeri-las como local seguro para o compartilhamento de informações.

"Envolva-se: encontre uma loja, café ou restaurante aleatório em uma cidade grande da Rússia no Google Maps e escreva em uma avaliação o que está realmente acontecendo na Ucrânia. Por favor, espalhe a ideia".

Em fóruns no Reddit, outros manifestantes combinam mensagens de alerta a serem traduzidas para o russo para que possam ser compartilhadas nas avaliações das casas locais. O propósito é alcançar os cidadãos russos, para que eles tenham acesso a informações sobre a invasão.

"A mobilização de tropas na Ucrânia é uma guerra, não uma operação especial. Os militares russos matam crianças e civis", diz uma das avaliações de um restaurante de frutos do mar no Afisha.ru. "Este lugar é legal. No entanto, Putin estragou nosso clima ao invadir a Ucrânia. Mobilizem-se contra o seu ditador, parem de mater pessoas inocentes! Seu governo está mentindo para vocês", dizia outra.

Avaliação de restaurantes no site russo Afisha.ru com denúncias a respeito da guerra na Ucrânia - Reprodução/Afisha.ru - Reprodução/Afisha.ru
Avaliação de restaurantes no site russo Afisha.ru com denúncias a respeito da guerra na Ucrânia
Imagem: Reprodução/Afisha.ru

"Putin e a televisão russa estão mentindo para você! Tudo estava bem na Ucrânia até que eles foram atacados por tanques, aviões e bombas russas. A Ucrânia e a Europa são países pacíficos, queremos trabalhar, amar, criar filhos e aproveitar a vida. Se você não acredita em mim, pergunte aos seus amigos que já viajaram, passaram férias ou viveram na Europa. Agora, ucranianos pacíficos estão morrendo na guerra e seus filhos e seus maridos estão sendo enganados por Putin. Esta é uma tragédia tanto para os russos quanto para os ucranianos. Se vocês não impedirem o Putin, ele irá começar a Terceira Guerra Mundial com mais mortes, fome e sofrimento. Vocês precisam parar a guerra!".

Outras avaliações como esta compartilhadas tanto no Google Reviews, dentro da ferramenta de Mapas, quanto no Afisha.ru já chamaram a atenção das autoridades russas.

De acordo com a Reuters, o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, creditou as mensagens a estrangeiros que estavam montando "um ataque de informação psicológica" e que a maior parte das avaliações publicadas teriam sido disparadas por robôs.

"Por favor, não caiam nos chamados dos provocadores. Eles têm como objetivo corroer a administração da cidade e criar uma atmosfera de caos. Eles estão tentando nos dividir", disse.

Um porta-voz do Google informou ao grupo de mídia americano CNET, que administra também o guia Lonely Planet e o site de avaliações Metacritic, que "devido ao recente aumento de conteúdo de colaboradores no Google Maps relacionado à guerra na Ucrânia, proteções especiais foram colocadas em funcionamento para monitorar e prevenir que conteúdos que violem as regras" sejam divulgadas.

Entre as medidas adotadas estariam "bloqueio de novas avaliações, fotos e vídeos na região".