Topo

Contra guerra, Guia Michelin suspende recomendações de restaurantes russos

Twins Garden, dos gêmeos Ivan e Sergei Berezutsky (foto), foi reconhecido com duas estrelas Michelin em 2021 - Reprodução/Instagram
Twins Garden, dos gêmeos Ivan e Sergei Berezutsky (foto), foi reconhecido com duas estrelas Michelin em 2021 Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

04/03/2022 12h07

Uma das premiações e publicações de maior prestígio no meio gastronômico mundial, o Guia Michelin anunciou a suspensão de suas recomendações de restaurantes em território russo devido à guerra na Ucrânia.

"Dada a severidade da crise atual, as equipes do Guia Michelin tomaram a decisão de suspender todas as atividades de recomendações de restaurantes na Rússia", comunicou a empresa à agência de notícias Reuters nesta sexta (4).

"Escolhemos não promover Moscou como um destino turístico. E, como resultado, a seleção [de casas] de Moscou não será atualizada este ano", esclareceu ainda a publicação.

O Guia Michelin de Moscou é o único realizado na Rússia e teve sua primeira edição em 2021, com a indicação de 69 restaurantes locais. Nove deles foram considerados entre os melhores do mundo e receberam estrelas, uma distinção cobiçada anualmente por casas de alta gastronomia ao redor do globo.

Segundo a equipe do guia, "de maneira alguma destas decisões questionam o talento das equipes e de seus chefs". No Brasil, o Guia Michelin foi lançado em 2014, mas teve sua avaliação de 2021 cancelada devido à covid-19.