Topo

Nova York elimina exigência de vacinação para ir a bares e restaurantes

Restaurantes em Nova York não serão mais obrigados a exigir o passaporte da vacina, mas podem escolher continuar com a cobrança - Noam Galai/Getty Images
Restaurantes em Nova York não serão mais obrigados a exigir o passaporte da vacina, mas podem escolher continuar com a cobrança Imagem: Noam Galai/Getty Images

De Nossa

08/03/2022 11h41

A cidade de Nova York, um dos principais pontos turísticos dos EUA, eliminou nesta segunda-feira (7) a exigência de comprovante de vacinação — também conhecido como passe sanitário ou passaporte da vacina — para frequentar seus bares e restaurantes.

A liberação vale ainda para outros espaços públicos fechados como hotéis, museus, academias. Os espetáculos da Broadway, no entanto, continuarão a exigir máscaras e prova de imunização do público até 30 de abril.

A exceção ocorre porque, com a liberação assinada pelo prefeito Eric Adams, estabelecimentos comerciais ou culturais não são mais obrigados a exigir o comprovante dos frequentadores (apenas de seus funcionários), mas podem optar por continuar a cobrança.

No caso dos musicais, a Broadway League — associação de classe dos artistas que se apresentam no distrito — decidiu manter a exigência por segurança por um período mais extenso do que os seis meses em que a cidade adotou o programa "Key to NYC", que passou a exigir o documento em amplas atividades públicas a partir de setembro de 2021.

Portanto, antes de visitar os principais cartões postais e estabelecimentos, é recomendável checar o site do local a respeito das regras de exigência de máscaras e do passaporte da vacina.

"Dois anos atrás, a cidade de Nova York era o epicentro da pandemia, mas graças aos nova-iorquinos terem se vacinado e tomado seu reforço, fizemos um tremendo progresso. Eu já disse diversas vezes que os números e a ciência nos guiarão enquanto continuamos a nos recuperar e reconstruir. Agora, a cidade de Nova York está de volta e a vacinação é o motivo pelo qual estamos de volta", comemorou o prefeito no anúncio da liberação no sábado (4).

Além da liberação do comprovante de vacinação, Eric Adams eliminou a obrigatoriedade de máscaras em espaços mantidos por escolas públicas para maiores de 5 anos.