Topo

Bentô cake: o minibolo que parece meme impulsiona as vendas de confeiteiros

Mensagem bem-humorada é a cereja do bolo vendido na marmita - Divulgação
Mensagem bem-humorada é a cereja do bolo vendido na marmita Imagem: Divulgação

Gabrielli Menezes

De Nossa

21/02/2022 04h00

A pessoa recebe uma marmitinha branca pela qual não se dá nada. Ao abrir o recipiente, vem a surpresa: um bolo em tamanho míni com um desenho que parece meme junto de uma frase divertida. Esse é o bentô cake, que virou febre no Brasil, mas tem origem oriental.

O nome vem da palavra japonesa "bentô", que consiste em refeições completas para uma pessoa similares ao nosso "PF" (prato feito). Foi na Coreia do Sul, porém, que surgiu a moda de fazer uma versão doce com bolos que raramente passam de 10 centímetros de diâmetro.

Bentô cake - Kelly Moreira/Divulgação - Kelly Moreira/Divulgação
Bentô cake: se inspira na internet e rende curtidas
Imagem: Kelly Moreira/Divulgação

"A principal característica é servir dentro de uma caixinha descartável, biodegradável ou de isopor. Também coloco junto uma colherzinha e uma pequena vela", conta Kelly Moreira, que é dona da Tangerine Patisserie e faz entregas em Fortaleza (CE).

Ela abriu a empresa durante a pandemia oferecendo cookies e macarons. Pesquisando tendências internacionais, deparou-se com o bentô cake e decidiu começar a produção, que hoje corresponde a 80% da vendas.

Como se trata de uma sobremesa surpresa, a graça está em comprá-la para dar a alguém. A camada dupla de massa e o recheio viram quase coadjuvantes diante da cobertura de buttercream.

Com o creme colorido dentro de um saco de confeiteiro, os cozinheiros escrevem e desenham conforme as orientações e referências dos clientes sem acréscimo no valor.

Bentô Cake - Divulgação - Divulgação
Produção da Cau Cakes, onde a marmita dá lugar à caixa
Imagem: Divulgação

As mensagens personalizadas podem ser motivacionais, engraçadas, inspiradas em memes da internet ou revelar o motivo do presente. Quer animar a amiga? Manda o recado carinhoso: "reage, bota um cropped".

Para compartilhar uma alegria sem esquecer das batalhas: "quanta humilhação por um diploma". Se a proposta é exaltar a beleza, vá logo de "gostosa desde sempre". Tem liberdade para uma pitadinha de ironia na receita? "Rep Bardei Tiu Iu, boribilder".

Bentô Cake - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Bentô Cake - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Claudia Robinson, dona da Cau Cakes, inaugurada em Nova Hamburgo (RS) em 2015 e em Porto Alegre (RS) no ano passado, aposta nos bentô cakes desde novembro.

O motivo foi atender à necessidade do público por um produto personalizado. Não demorou para ficar claro, no entanto, que o impacto da comidinha é turbinado com as redes sociais e funciona como espécie de propaganda.

Hoje, as pessoas querem, além de um doce gostoso, um mimo 'instagramável'. Todos compartilham as fotos dos bolinhos. Gera engajamento".

Bentô Cake - Divulgação - Divulgação
Pitadas de ironia são bem-vindas
Imagem: Divulgação

O alcance on-line teve repercussão oflline. Atualmente, o novato representa 70% das encomendas de bolo da Cau.

As possibilidades extras na aparência parecem dar um trabalhão e tanto para os confeiteiros. De fato, não dá para seguir uma linha de produção tão fechada. Mas tem o lado positivo.

"Percebi que estava entrando em uma rotina exaustiva apenas com os bolos festivos. Tive necessidade de fazer algo mais divertido, que me ajudasse a estimular meu processo criativo", diz Larissa Lace, da "Com amor, brigadeiro", de Santos (SP).

Eu super entro na inspiração do cliente. Consigo colocar minhas ideias ali e me divertir fazendo! Como são despojados, não exigem um grau de perfeição imenso".

Bentô cake - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Bentô Cake - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em um mês de vendas, os bolinhos se mostraram um jeito de captar novos clientes, que começam gastando pouco e depois voltam para realizar encomendas de sobremesas maiores.

"Em torno de 60% dos pedidos é de bentô cake. Acredito que ele veio para ficar. Cabe em todos os tipos de comemorações e situações".

Se o bentô cake será a próxima tendência a morrer e ser enterrada, só o tempo irá dizer. Até lá, a guloseima promete render carinho, risadas, curtidas e, principalmente, lucro.