Topo

Bolo em forma de seio com mamilo de cereja marca devoção a santa italiana

Minne di Sant"Agata: o doce italiano em forma de peito - Reprodução Instagram Emiko Davies
Minne di Sant'Agata: o doce italiano em forma de peito Imagem: Reprodução Instagram Emiko Davies

De Nossa

11/02/2022 09h12

Um docinho de aparência particular toma conta de Catânia, cidade no leste da ilha de Sicília, todo começo de fevereiro. Com formato de peitos e mamilo de cereja, o bolo é tradição na festa de Santa Ágata, a padroeira da região, que também é conhecida como Águeda.

A comemoração acontece há mais de 100 anos entre os dias 3 e 5 e atrai uma multidão de devotos e curiosos. Além da guloseima, chamam a atenção do público os fogos de artifício, as ruas iluminadas e a procissão religiosa.

A lenda conta que Agata foi perseguida, torturada e teve seus seios cortados pelo consular romano Quinciano no século III. É por esse motivo que o afresco da santa mostra a jovem segurando peitos numa bandeja e que os bolinhos imitam essa parte do corpo.

Sant'Agata - Reprodução - Reprodução
Sant'Agata: padroeira da cidade de Catânia, na Sicília
Imagem: Reprodução

De acordo com o Sicilian Post, no entanto, há uma outra versão da história que diz que o doce seria anterior à passagem e teria raízes nos cultos realizados em homenagem às deusas mitológicas gregas Ísis e Deméter.

Minne ou cassatelle de Sant'Agatha: como é a sobremesa

Chamado de minne ou cassatelle de Sant'Agatha, o doce é uma meia esfera com cobertura de glacê (açúcar) espessa e branca que leva uma cereja no topo. No interior, apresenta diferentes composições.

Pode combinar pão de ló embebido em licor de rosas a creme doce de ricota, laranja cristalizada e chocolate amargo ou marzipã (pasta de nuts, como pistache e amêndoa) a creme de confeiteiro.

A cassatelle é considerada uma prima em miniatura da cassata siciliana, bolo tradicional da região feito de pão de ló, ricota, pasta de amêndoas e frutas cristalizadas.