Topo

Morre Franz Haas, um dos mestres do vinho italiano e pai do 'Pinot Nero'

Franz Haas 7º - Divulgação
Franz Haas 7º Imagem: Divulgação

De Nossa

14/02/2022 15h40

Franz Haas 7º, um dos principais nomes do vinho na Itália, morreu neste domingo (13), vítima de um infarto aos 68 anos. Ele passou mal enquanto passeava em um teleférico com o filho, segundo informações do jornal "Corriere della Sera".

Como seu próprio nome indicava, ele era representante da sétima geração a comandar a casa e vinícola Franz Haas, em Montagna, na província de Bolzano, fundada em 1880 por seus antepassados homônimos.

Era costume da família dar ao primogênito sempre o mesmo nome e a liderança do negócio, mas Franz Haas 7º assumia uma atitude mais pragmática e menos romântica quando o assunto era a produção. Segundo a própria companhia, para ele, "ciência e cálculos são de fato necessários para obter vinhos esplêndidos".

No entanto, o expert no cultivo e produção de vinhos com Pinot Noir — de rosés e espumantes ao clássico tinto com esta uva — acreditava que "amor, paixão e determinação são essenciais para dar [à bebida] personalidade e complexidade".

Também conhecido como o pai do 'Pinot Nero' italiano, Haas comandava o rótulo desde 1986 e tinha perfil inovador: ousou testar procedimentos de cultivo e vinificação ao longo dos anos na fazenda de 55 hectares da família com o objetivo de adaptar o processo de produção às mudanças climáticas, levando plantações a altitudes inéditas para seus concorrentes — até 1.150 metros acima do nível do mar.

Ao longo de sua vida, ele produziu quase 600 vinhos em busca do "vinho perfeito". Ele deixa o filho, Franz Haas 8º e a filha Sofia.