Topo

"Assassina" a cebola como Naiara Azevedo? Saiba como cortar do jeito certo

Aprenda jeito certo de cortar a cebola -- e não é como fez Naiara Azevedo - Reprodução/TV Globo
Aprenda jeito certo de cortar a cebola -- e não é como fez Naiara Azevedo Imagem: Reprodução/TV Globo

De Nossa

19/01/2022 10h38

Se na última edição quem comandou os fogões foi Fiuk, nesta, é a cantora Naiara Azevedo que assumiu o posto. Na terça (18), ela disse a Tadeu Schmidt que adora cozinhar e preparou um almoço que rendeu elogios na casa.

Pelo que as imagens indicam, porém, a famosa não tem uma das qualidades essenciais num cozinheiro: a delicadeza. Em pouco tempo de programa, ela já mostrou que faz o estilo "raiz" ao matar uma barata com o pé descalço e ao "assassinar" uma cebola, cortando-a sem ordem e com muita força.

Veja, abaixo, o passo a passo de como cortar uma cebola em cubinhos, formato chamado de "brunoise" no mundo profissional:

Corte brunoise: cubinhos pequenos - Maquinotico/Getty Images/iStockphoto - Maquinotico/Getty Images/iStockphoto
Corte brunoise: cubinhos pequenos
Imagem: Maquinotico/Getty Images/iStockphoto
  • Corte a cebola ao meio no sentido do comprimento e mantenha a superfície lisa em contato com a tábua;
  • Retire a casca e mantenha a raíz. Ela irá te ajudar na missão de "segurar" as pétalas conforme iniciar os cortes;
  • Faça cortes paralelos, com cerca de 3 milímetros de distância entre eles, na vertical (de cima para baixo) e no sentido do comprimento (indo da raiz a outra ponta). Cuidado: faça isso apenas em 3/4 da cebola, sem deixar chegar até a raiz. Caso contrário, a cebola irá se desmontar;
  • Depois, faça dois (ou mais) cortes na horizontal. Eles também devem ser paralelos e pegar apenas 3/4 da cebola.
  • A terceira e última sequência de cortes paralelos é vertical, como a primeira, só que no sentido da largura (de um lado a outro). Conforme você cortar irá perceber que os cubinhos irão se desprender do restante cebola.
  • Ao final, descarte a raíz;

Em tempo: durante todo o processo, tome cuidado com os dedos e, de preferência, segure a cebola fazendo uma "garra" com a mão.

Outros cortes de chef

Legumes em julienne (tirinhas) - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Legumes em julienne (tirinhas)
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A cebola cortada em cubinhos vai bem para começar um refogado: dá sabor e chega a "sumir" em meio ao preparo de tão pequenina. O mesmo vale para outros vegetais, como cenoura e salsão, que também são usados para deixar um prato mais saboroso.

Quando a ideia é dar mais protagonismo aos legumes, os chefs optam por outros dois formatos: chiffonade e julienne. Assista ao vídeo a seguir e aprenda: