PUBLICIDADE
Topo

Máscaras não sairão de moda em 2022: balaclava promete dominar os looks

Em ascensão das coleções para o inverno no hemisfério norte, balaclava não sai das cabeças dos fashionistas - Reprodução
Em ascensão das coleções para o inverno no hemisfério norte, balaclava não sai das cabeças dos fashionistas
Imagem: Reprodução

Gustavo Frank

De Nossa

26/11/2021 04h00

As máscaras se tornaram um acessório indispensável nesses dois últimos anos, por questões de segurança. E se elas pudessem se tornar trend nos próximos tempos com o fim da pandemia? Apresentamos: a balaclava.

O acessório que cobre o rosto e deixa apenas os olhos e a boca à vista parece ter sido (re)encontrado pelas grandes grifes de luxo como uma aposta para compor as peças de suas coleções, principalmente voltadas ao inverno. Seja para esportes luxuosos, como o esqui, ou um passeio nas ruas.

De acordo com a plataforma global de busca de moda Lyst, as balaclavas e os gorros de malha estão atualmente tendo um (grande) momento virtual. Nas últimas semanas, as pesquisas no site aumentaram 64%, apresentando uma alta demanda.

Além disso, o aplicativo de compras Klarna também relatou que, entre setembro e outubro, houve um aumento estrondoso de 498% nas compras de balaclavas.

Previamente apresentadas para o inverno de 2021, que acontece entre o mês de dezembro deste ano até janeiro no hemisfério norte, o acessório apareceu nas passarelas de labels, como com a italiana Miu Miu e a francesa Givenchy.

Balaclava | Miu Miu - Divulgação - Divulgação
Balaclava | Miu Miu
Imagem: Divulgação
Balaclava | Givenchy - Divulgação - Divulgação
Balaclava | Givenchy
Imagem: Divulgação

Marine Serre, estilista francesa que conquistou famosos como Beyoncé e Dua Lipa com a sua estampa autoral de meia-lua, uma das maiores tendências de 2020, transportou suas formas quase geométricas também para o lançamento de um desses gorros, à venda por R$ 2,4 mil.

Marine Serre | Balaclava - Divulgação - Divulgação
Marine Serre | Balaclava
Imagem: Divulgação

Na cabeça dos brasileiros
Mesmo que ainda entre "quatro paredes"

Na São Paulo Fashion Week, realizada na última semana, a balaclava também se fez presente. Dessa vez, com uma pegada imersa no universo de fetiches.

O acessório foi apresentado pela Bold Strap, estreante no maior evento de moda do Brasil, sendo utilizada para compor looks teoricamente íntimos, mas que podem estar presentes nas ruas. A escolha é de quem as veste.

Balacava | Bold Strap - Fred Othero - Fred Othero
Balacava | Bold Strap
Imagem: Fred Othero

Hit entre os famosos
E nas redes sociais

Billie Eilish usando uma balaclava combinando com o look em xadrez para uma publicação em seu perfil no Instagram - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Billie Eilish usando uma balaclava combinando com o look em xadrez para uma publicação em seu perfil no Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

O gorro inevitavelmente já conquistou os famosos, principalmente entre os mais, digamos, ousados. A cantora Billie Eilish, por exemplo, mostrou no Instagram um dos seus looks mais fashion com o uso do acessório, combinado em listras e cores com o agasalho xadrez.

Versões monocromáticas também já foram usadas pela voz e inspiração da Geração Z, como uma verde limão e uma preta.

Billie Eilish | Balaclava - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Billie Eilish | Balaclava
Imagem: Reprodução/Instagram
Billie Eilish | Balaclava - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Billie Eilish | Balaclava
Imagem: Reprodução/Instagram

Destacamos ainda o ex-casal mais influente da moda: Kim Kardashian e Kanye West.

A começar pela empresária. Seu look no Met Gala, da Balenciaga, parou o tapete vermelho e os veículos que cobriam o baile. Em uma versão sufocante, sem nem ao menos deixar os olhos e aboca à mostra, Kardashian desfilou no tapete vermelho toda coberta pelo look criado por Demna Gvsalia, diretor criativo da marca.

Kim Kardashian | Met Gala 2021 - WireImage - WireImage
Kim Kardashian | Met Gala 2021
Imagem: WireImage

Já em uma de suas aparições nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, Kim navegou no BDSM com uma versão de couro do acessório.

Kim Kardashian | Balenciaga - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian | Balenciaga
Imagem: Reprodução/Instagram

Já Kanye West, para o retorno de alta-costura que alavancou a popularidade da Balenciaga, sentou na primeira fila do desfile, ao lado de Bella Hadid e Lewis Hamilton, com uma balaclava de tricot, enquanto misturava sneakers modelo "ovni" da Adidas e meias da Nike.

Kanye West | Balenciaga - Reprodução - Reprodução
Kanye West | Balenciaga
Imagem: Reprodução

Sucesso no TikTok

Na rede social de maio desempenho atualmente, as balaclavas também vivem o seu momento de glória (e engajamento).

O acessório aparece em vídeos, que ultrapassem milhões de visualizações, com inspirações de crochê DIY dos gorros ou dicas sobre como estilizar as máscaras que cobrem todo o rosto.

Em versões ainda mais ousadas, como no vídeo abaixo que acumula mais de 4 milhões de visualizações, um criador mostra como transformar uma cueca boxe — sim, isso mesmo que você leu — em uma balaclava. A criatividade, mesmo que cômica, nunca foi um limite.