Topo

Melhor queijo do mundo em 2021 é feito de leite de cabra espanhol; conheça

O queijo Olavidia, da marca espanhola Quesos y Besos, é o Melhor Queijo do Mundo em 2021 - Reprodução/Instagram
O queijo Olavidia, da marca espanhola Quesos y Besos, é o Melhor Queijo do Mundo em 2021 Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

05/11/2021 15h52

O queijo de cabra Olavidia, da marca espanhola Quesos y Besos, desbancou o concorrente francês do tipo macio, estilo cottage, da Fromagerie Berthaut, e venceu na quarta-feira (3) o prêmio de Melhor Queijo do Mundo em 2021.

A competição "World Cheese Awards" é promovida anualmente pelo Festival Internacional do Queijo. Esta 33ª edição aconteceu em Oviedo, na Espanha, onde 4 mil queijos de cinco continentes foram avaliados por 250 jurados internacionais.

O Olavidia recebeu 103 votos dos experts contra 98 do queijo francês que liderava a competição até o último minuto, segundo a "CNN" americana.

Durante a transmissão do evento, o jurado britânico Jason Hinds o descreveu aos colegas como um queijo de cabra com uma "textura rica, sedutora e cremosa".

"Só quero ir para a cama com ele", brincou. Silvia Pelaez, dona da queijaria no sul da Espanha, comemorou o título de seu produto artesanal. "Trabalho duro compensa", disse ela. A Quesos y Besos possui seis funcionários, de acordo com a emissora.

Entre os avaliadores estavam cientistas do ramo alimentício, vendedores de queijo, chefs e sommeliers que deram notas para o visual, cheiro, textura e sabor de cada porção.

Atualmente, há lista de espera pelo Olavidia no site da marca. Uma caixa com 300 gramas do produto sai por 15 euros, cerca de R$ 95,50.

Na última edição do evento, que aconteceu em Bergamo, na Itália, em 2019, o queijo azul americano Rogue River Blue havia levado a melhor. Em 2020, a competição foi cancelada devido à covid-19.