Topo

Queijo parmesão de 21 anos vai a leilão; lance mínimo é de quase R$ 20 mil

A "roda" de queijo parmesão produzida há 21 anos e que será leiloada na Itália - Divulgação
A "roda" de queijo parmesão produzida há 21 anos e que será leiloada na Itália Imagem: Divulgação

De Nossa

29/10/2021 16h53

Um queijo parmesão com 21 anos de idade — na verdade, um Parmigiano Reggiano, como é chamado o "verdadeiro" parmesão — entrou em leilão na quarta-feira (27) e receberá lances até 6 de novembro, com o objetivo de levantar fundos para dois projetos beneficentes.

O lance mínimo para levar "a roda" de queijo potencialmente recordista para casa é de 3 mil euros, quase R$ 20 mil em cotação de hoje.

Para ser considerado um verdadeiro Parmigiano Reggiano, que é um Produto de Designado pela Origem (PDO), o queijo deve ser produzido, em primeiro lugar, no norte da Itália, assim como acontece desde a Idade Média. É como champagne: só o vinho produzido naquela da região da França pode receber este nome, os de semelhante sabor mas originais de outros locais são apenas espumantes.

Mas há outros requisitos que são necessários para o parmesão: ele deve ser feito com métodos naturais e artesanais que atendem às especificações da região, como uma dieta especial para as vacas, por exemplo.

Além disso, este queijo precisa ser envelhecido por pelo menos 12 meses, segundo o Consórcio dos Produtores do Parmigiano Reggiano, embora seja comum encontrar peças de até 3 ou 4 anos à venda. O processo de cura prolongada garantiria ao produto um sabor mais rico, com tons frutados dando espaço a outros mais intensos.

Não há um parâmetro exato para qual deva ser o sabor de um parmesão de 21 anos, já que esta é uma "roda" bastante rara. Os produtores da região esperam, no entanto, que ele tenha uma textura mais seca, "com cristais", um forte aroma amadeirado e uma gama de sabores ainda mais ampla do que o convencional.

Produzido em abril de 2000 na Latteria di Tabiano, este queijo foi um dos primeiros a receber o prêmio de "Qualidade da Montanha". Ele foi comprado pelo próprio produtor, Erio Bertani, que o manteve em seu armazém pessoal até 2018. Após sua morte, a esposa e os filhos decidiram doar a peça para a caridade em sua memória.

Entre os dois projetos que receberão os fundos do leilão estão a organização, Mama Sofia, que apoia mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade no Congo, e o projeto Aiutiamo Il Mondo promovido pelo padre Marco Canovi, que tem como objetivo a melhora de qualidade de vida de pessoas carentes em Uganda.

Quem arrematar o queijo ainda deve receber a estadia de um dia em Reggio Emilia, jantar e uma viagem até a Latteria di Tabiano, para conhecer o local onde o parmesão foi produzido.