Topo

Boliviana Marsia Taha é escolhida 'a chef em ascensão' da América Latina

A chef boliviana Marsia Taha, do restaurante Gustu, em La Paz - Reprodução/Instagram
A chef boliviana Marsia Taha, do restaurante Gustu, em La Paz Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

28/10/2021 15h04

Marsia Taha venceu o prêmio de "Chef Mulher em Ascensão" na América Latina em 2021, anunciou a organização do "Latin America's 50 Best Restaurants", que também elege anualmente as 50 melhores casas do continente.

A chef boliviana é a responsável pela cozinha do Gustu, em La Paz, onde cria pratos com ingredientes locais e preservando técnicas antigas para manter viva a cultura e as comunidades indígenas da região. Ela venceu as finalistas Debora Fadul, do Diacá, na Guatemala; Francesca Ferreyros, do Baan, no Peru; Pía Salazar, do Nuema, na Bolívia; e Sofia Pfannl, do Pakuri, no Paraguai.

O prêmio de 2021 é, na verdade, uma versão do tradicional "Melhor Chef Mulher" que todos os anos reconhece uma chef que traz mudanças positivas para a gastronomia.

Em 2021, o "Latin America's 50 Best Restaurants" ganhará um tema, "Passado e Futuro", e a ideia foi adaptada para destacar quem está em ascensão, como o trabalho inovador feito por Marsia e seu impacto na região.

"Este prêmio é uma grande honra para mim e para minha equipe, pois proporciona uma plataforma para promover a riqueza dos produtos bolivianos e algumas das técnicas antigas que estão à beira da extinção. É nossa missão colocar a Bolívia no mapa culinário e trazer seus ingredientes nativos para o mundo. Também espero poder usar esta oportunidade para inspirar outros a perseguirem seus sonhos", comemorou.

Marsia Taha foi criada na Bolívia, frequentou escola culinária em La Paz e nas Ilhas Canárias. No retorno ao país, ela passou a trabalhar no Gustu, o restaurante-escola criado pelo dinamarquês Claus Meyer, onde se treina jovens em situação de vulnerabilidade. Após atuações em outras casas dinamarquesas como o Studio e o Geist, ela voltou ao Gustu e, em 2017, assumiu a chefia da cozinha.

Ela ainda é uma das fundadoras do projeto Sabores Silvestres, um grupo multidisciplinar de chefs, biólogos, etnobotânicos, agrônomos e cientistas que pesquisam os produtos e a tradição alimentar boliviana.

O time de Marsia viaja para regiões da Amazônia, dos Andes e do Altiplano para criar meios de subsistência sustentáveis para as comunidades rurais, cooperativas e população indígena na Bolívia, além de divulgar seus produtos alimentícios e culturas únicas.

Este trabalho de preservação já havia sido reconhecido na lista "50 Next", de jovens chefs que mudam o futuro da gastronomia, publicada no início do ano.

Por causa do impacto da pandemia de covid-19, a lista de melhores chefs e restaurantes do Latin America's 50 Best Restaurants 2021 reunirá pontuações e destaques dos últimos nove anos da premiação em uma lista única. A cerimônia de premiação de Marsia e a revelação dos escolhidos do ano acontecerá em múltiplas cidades do continente e será transmitida ao vivo em 22 de novembro.