PUBLICIDADE
Topo

Torta de banana com jeitinho de avó é prática e leva poucos ingredientes

Massa com seis ingredientes e rodelas de banana por cima - Jucenha
Massa com seis ingredientes e rodelas de banana por cima
Imagem: Jucenha

Gabrielli Menezes

De Nossa

29/09/2021 04h00

Juliana Cenha

Juliana Cenha

Juliana Geraldeli

Conhecida na internet como Jucenha, ela começou a postar doces e salgados no início da pandemia. A experiência profissional trabalhando com publicidade e gastronomia foi um impulso, assim como o caderno de receitas da bisavó.

A carioca Juliana Geraldeli, conhecida pelo apelido Jucenha, encontrou o caderninho de receitas da bisa perdido na casa da avó. Entre doces e salgados, achou uma torta da banana fácil que apresenta uma base única em vez de massa e cobertura.

Seis itens — açúcar, manteiga derretida, essência de baunilha, farinha, ovo e fermento — são misturados com fouet ou colher numa mesma tigela. As rodelas de banana vão no topo quando a massa já está na forma untada.

Depois de polvilhar açúcar e canela, a tortinha está pronta para ir pro forno, onde passa 25 minutos.

Confira o passo a passo completo clicando na imagem abaixo:

Torta de banana da bisa

Dificuldade Fácil
Ver receita completa

Dica da bisa

Na página em que o preparo está escrito a mão, há uma sugestão: se por algum motivo a massa ficar densa demais, basta acrescentar um tiquinho de leite para amolecer.

Juliana conta que a dela acabou não precisando do truque da bisavó, Esther Bastos Ramos, que faleceu em 2011. Mas fica a dica.

Jucenha - Torta da bisa - Jucenha - Jucenha
Massa é feita numa tigela só e passa 25 minutos no forno
Imagem: Jucenha

"Minha bisavó fazia questão de reunir e cozinhar para todo mundo. Era muito tranquila e conciliadora".

Quando encontrei o livro, pensei na hora em testar as receitas para sentir como ela cozinhava, reviver essas memórias afetivas e me conectar com ela".

Internet: onde se aprende e ensina

Tanto a torta quanto outras comidinhas da bisavó foram parar no Instagram e no Tiktok, redes sociais onde a publicitária de 25 anos passou a compartilhar receitas no início da pandemia.

Além de pratos afetivos, ela explica como fazer os quitutes que os seguidores estão curiosos para reproduzir e provar e as guloseimas que estão bombando na internet. É o caso do bolo de aveia, cujo vídeo foi parar até na Ana Maria Braga.

Torta da bisa - Jucenha - Jucenha
Receitas de afeto ou virais
Imagem: Jucenha

Apesar da bisavó cozinheira, foi também on-line que Juliana aprendeu a cozinhar. "Quando fui morar sozinha, comecei a olhar diferente para os ingredientes que eu comprava. Naturalmente, me conectei com a cozinha e o alimento".

Um empurrãozinho extra foi dado pelas experiências profissionais, que uniram comunicação e gastronomia. Na equipe de mídias sociais da chef-confeiteira Carol Fiorentino e de marketing da start-up Cheftime, ela teve contato direto com cozinha e cozinheiros.

Era uma inspiração diária".

Jucenha - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Um divisor de águas para Juliana foi a viagem para Ilhabela, no litoral de São Paulo, onde foi picada pelo "mosquitinho" da culinária.

"Fiquei num lugar isolado. Não tinha eletricidade nem mercado. Cozinhava com o que tinha levado e com o que estivesse disponível na natureza em volta. Foi uma aventura que transformou a minha relação com a comida".

No TikTok, seu principal ponto de contato com o público, a jovem soma mais de 340 mil seguidores e 4 milhões de curtidas.

Assista à receita da torta em vídeo: