PUBLICIDADE
Topo

Cerveja e maionese incrementam marinada "secreta" para frango ou porco

De Nossa

24/09/2021 04h00

O segredo de boas carnes muitas vezes está no tempero. Isso porque, dependendo da combinação de ingredientes, a mistura agrega, além de sabor, hidratação e suculência.

É isso que explica o apresentador Bruno Salomão, no quadro "Ciência das Carnes", sobre as técnicas por trás dos preparos na brasa feitos nos episódios de "Vai Ter Churras", a série de Nossa pensada em quem ama churrasco.

No programa, o cozinheiro falar sobre a salmoura, uma solução de água, açúcar e sal utilizada por chefs para garantir a umidade em carnes magras, como as de frango e porco.

Frango - EyeWolf/Getty Images - EyeWolf/Getty Images
Frango suculento e saboroso: segredo está no tempero
Imagem: EyeWolf/Getty Images

Para se valer do benefício e conquistar ainda mais sabor, o especialista indica utilizar cerveja no lugar da água.

Cerveja - iStockphotos - iStockphotos
Cerveja: do copo para a marinada
Imagem: iStockphotos

Ao contrário do que alguns acreditam, o álcool presente na bebida não é o suficiente para fazer mal a crianças e evapora no momento da cocção. Ainda está preocupado? Sem problemas: troque por algum suco.

Outro grupo de ingredientes que garante a suculência da carne é o das gorduras. Soa esquisito, mas uma colher de sopa de maionese faz uma diferença danada em cortes não tão gordos.

Confira, abaixo, tudo que Bruno colocou na sua marinada secreta que revelou no episódio, pensada para temperar um quilo e meio de frango:

  • 1 lata de cerveja
  • 2 colheres de sopa do chamado tempero completo - aprenda a fazer
  • 1 colher de sopa de maionese
  • 2 folhas de louro
  • 1 pitada de colorau (para dar cor)
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 colher de chá de sal
Vai Ter Churras | frango de padaria - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Frango inteiro marinando na cerveja, maionese, colorau e mais ingredientes
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Um frango inteiro e partes grandes do boi podem ficar na marinada de um dia para o outro. Cortes menores, por sua vez, apresentam bons resultados quando ficam duas horas nesse "spa" de sabores.

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também as duas temporadas anteriores em que Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.