Topo

Do vestido "molhado" às fendas, Zendaya protagoniza o Festival de Veneza

No Festival de Veneza 2021, Zendaya com vestido da Balmain, feito especialmente para a atriz com efeito "molhado" a partir de processo elaborado com couro - Getty Images
No Festival de Veneza 2021, Zendaya com vestido da Balmain, feito especialmente para a atriz com efeito "molhado" a partir de processo elaborado com couro
Imagem: Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

09/09/2021 04h00

Zendaya transformou o Festival de Veneza em uma passarela. Embora não tenha chegado ao fim, o evento internacional de cinema, que começou no dia 1º de setembro e será encerrado no dia 11, trouxe a atriz norte-americana como a grande protagonista dos red carpets.

O responsável pela curadoria dos looks é Law Roach. O stylist, que se autodenomina um "arquiteto de imagem" e integra o time de jurados do reality show "Legendary", trabalha com Zendaya há 10 anos e, desde então, fomenta o nome da atriz como uma das maiores referências na moda de Hollywood, principalmente entre os millennials e a Geração Z.

O Balmain "molhado"

Zendaya | Balmain - Getty Images - Getty Images
Zendaya | Balmain
Imagem: Getty Images

Para a primeira noite no evento de 2021, durante a pré-estreia do filme "Duna", Zendaya surgiu com uma peça da Balmain. O vestido de couro com decote arredondado e fendas longas em tom nude, que combinava perfeitamente com seu tom de pele, criou o efeito de uma segunda pele em seu corpo — em uma abordagem similar a da estilista grega Di Petsa.

O acessório escolhido para complementar o look foi um colar de diamantes da Bulgari com uma esmeralda de 93 quilates centralizada.

Zendaya | Balmain - Getty Images - Getty Images
Zendaya | Balmain
Imagem: Getty Images

O look foi elaborado especialmente e exclusivamente para a atriz. Olivier Rousteing foi quem o desenhou com uma técnica minuciosa, a fim de criar o visual "molhado" ao couro.

Para isso, poucos pontos de costuras foram executados e o tecido recebeu posteriormente uma camada de látex, para que sua aparência não ficasse rígida e ganhasse a ilusão de movimento. As dobras propositais do tecido na região do busto e quadril reforçam essa intenção.

No Instagram, a grife detalhou brevemente o processo por trás da criação: "O vestido de couro sob medida foi feito usando um modelo exato do busto da estrela, aproveitando ao máximo o ateliê Balmain e a tradição artesanal da casa".

Balmain | Zendaya - Reprodução/Vogue Paris - Reprodução/Vogue Paris
Balmain | Zendaya
Imagem: Reprodução/Vogue Paris
Balmain | Zendaya - Reprodução/Vogue Paris - Reprodução/Vogue Paris
Balmain | Zendaya
Imagem: Reprodução/Vogue Paris

Vestido-camisa da Valentino

Zendaya | Valentino - Daniele Venturelli/WireImage - Daniele Venturelli/WireImage
Zendaya | Valentino
Imagem: Daniele Venturelli/WireImage

No mesmo dia, um pouco mais cedo, foi a italiana Valentino quem vestiu Zendaya. A fenda aparece, mais uma vez, como uma predileção entre os looks da atriz.

A peça era uma camisa-vestido, ou seja, uma camisa social que ganhava maiores proporções enquanto cobria, em partes, as pernas da estrela de "Euphoria". O decote profundo, marcado pelos botões abertos, foi contrastado com a aplicação de um blazer oversized na cor preta.

Tudo isso arrebatado com uma gravata de cetim na cor rosa, utilizada para marcar a região da cintura, e scarpins da Christian Louboutin nos pés.

Zendaya | Valentino - Getty Images - Getty Images
Zendaya | Valentino
Imagem: Getty Images
Valentino | Outono 2021 - Divulgação - Divulgação
Valentino | Outono 2021
Imagem: Divulgação

Além desse, a grife vestiu a atriz também para a comemoração do seu aniversário, no dia 1º de setembro, durante sua passagem por Veneza, em um jantar acompanhada de Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino.

Em vídeos e fotos publicadas nas redes sociais, Zendaya surgiu deslumbrante com uma peça apresentada na coleção de Outono/2021 da Valentino, um minivestido de seda na cor marrom com mangas compridas e decote ombro a ombro.

Zendaya e Pierpaolo Piccioli - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Zendaya e Pierpaolo Piccioli
Imagem: Reprodução/Instagram
Valentino | Outono/2021 - Divulgação - Divulgação
Valentino | Outono/2021
Imagem: Divulgação

Vale lembrar que Zendaya é o rosto das mais recentes campanhas da Valentino. Segundo Pierpaolo Piccioli, ao site "WWD", a associação da atriz à grife tem como intuito destacar as mudanças sociais protagonizadas por ela em Hollywood.

Eu acho que é fundamental passar mensagens fortes através da identidade de uma pessoa e Zendaya representa perfeitamente os valores que eu quero que Valentino defenda, como igualdade e inclusão. Eu escolhi Zendaya como pessoa, pelo que ela representa, e não como modelo".
Pierpaolo Piccioli ao "WWD"

Em entrevista recente à "Vogue UK", Zendaya reforçou o desejo de atuar como diretora e colocar mulheres negras como protagonistas dos longa-metragens.

Saia sereia da Alaia

Zendaya | Alaia - Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images - Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images
Zendaya | Alaia
Imagem: Bertrand Rindoff Petroff/Getty Images

Para sua mais recente aparição, Zendaya se tornou a primeira celebridade a vestir uma peça da grife Alaia sob o comando do novo designer, o diretor criativo Pieter Mulier.

O profissional é o primeiro a assumir o cargo depois da morte do fundador Azzedine Alaia, aos 77 anos. O estilista franco-tunisiano faleceu, em 2017, após ficar dez dias internado em consequência de uma queda em sua casa em Paris, na França.

O bolero de malha perfurada na cor berinjela e saia sereia combinando foi apresentado pela Alaia, na coleção Primavera/2022, durante a Semana de Moda de Paris, em julho deste ano.

Zendaya | Alaia - Getty Images - Getty Images
Zendaya | Alaia
Imagem: Getty Images
Alaia | Primavera/2022 - Divulgação - Divulgação
Alaia | Primavera/2022
Imagem: Divulgação

Protagonista dos looks no Festival de Veneza, o próximo passo agora é estarmos atentos ao que Zendaya vai vestir para a edição deste ano do Met Gala, que acontecerá na próxima segunda-feira (13). O melhor está por vir.