Topo

Mousse de Danoninho ganha base de chocolate com "truque" da bexiga; aprenda

Mousse servido individualmente em recipiente comestível para impressionar os convidados - Camila Masullo
Mousse servido individualmente em recipiente comestível para impressionar os convidados
Imagem: Camila Masullo

Gabrielli Menezes

De Nossa

01/09/2021 04h00

Camila Masullo

Camila Masullo

QUEM É

Arquitetura, Design, Marketing, Vendas... Ela tentou de tudo um pouco, mas só com o blog Sal de Flor encontrou o seu lugar. Desde 2015, ela compartilha com prazer receitas nas redes sociais -- só no Facebook tem 9 milhões de fãs.

As mousses caseiras costumam ser servidas direto na travessa para cada convidado retirar a sua colherada. Em casos mais especiais, o cozinheiro se esforça para montar porções individuais usando taças. Melhor que isso só se o recipiente for comestível.

É o caso da tigelinha de chocolate com mousse de Danoninho. Com a ajuda de bexigas em tamanho pequeno, o chocolate derretido é moldado em cumbucas que fazem às vezes de louça e impressionam os gulosos.

Camila Masullo, paulistana dona da receita, explica que o truque para manter a estrutura firme está em montar o doce na hora de levar à mesa e em derreter o chocolate corretamente.

Clique na imagem abaixo e confira o passo a passo completo:

Tigelinha de chocolate com mousse de Danoninho

Dificuldade Fácil
8 porções
240 min
Ver receita completa

Banho-maria perfeito

Derreter o chocolate para mudar o formato exige cuidado. Para garantir o brilho e a textura, que faz barulhinho ao quebrar e logo derrete na boca, não pode esquentá-lo demais durante o banho-maria.

Para isso, pique o chocolate e divida em três partes iguais. Aqueça uma panela com água e desligue o fogo antes que levante fervura. "A temperatura deve estar suportável ao contato com as mãos", lembra Camila.

Camila Masullo - tigelinha de chocolate - Camila Masullo  - Camila Masullo
Bexiga cheia de ar dá formato para a tigela de chocolate
Imagem: Camila Masullo

Coloque duas partes do chocolate numa tigela limpa — sem nem um pinguinho de água — e apoie sobre a panela. Mexa lentamente com uma espátula e deixe o chocolate derreter no calor do vapor.

Assim que isso acontecer, retire a vasilha do banho-maria, adicione a terceira parte do chocolate (de preferência, picado mais fino). Mexa até que tudo derreta e a mistura se torne homogênea.

Quem tiver termômetro pode conferir se o doce está a 28 graus. Outra opção é encostar um tiquinho do chocolate nos lábios para ver se está levemente frio. Feito isso, mergulhe cada bexiga no chocolate e transfira para uma assadeira com papel manteiga como pede a receita.

Caldinha opcional

Camila Masullo - tigelinha de chocolate - Camila Masullo  - Camila Masullo
Imagem: Camila Masullo
Camila Masullo - tigelinha de chocolate - Camila Masullo  - Camila Masullo
Imagem: Camila Masullo

Para finalizar a tigela de chocolate com mousse de Danoninho, Camila sugere colocar suspiros e morangos. Para aqueles que têm disposição de sobra, outra dica é apostar numa calda da fruta.

Basta picar todos os morangos de uma caixinha e levar ao fogo com uma colher de café de açúcar por cinco minutos. A ideia é usar pouco açúcar para o gosto azedo se sobressair.

Dá o equilíbrio perfeito".

Satisfação profissional na cozinha

Camila Masullo - tigelinha de chocolate - Camila Masullo  - Camila Masullo
Imagem: Camila Masullo

Durante os anos dentro do mundo corporativo, Camila se via infeliz e desanimada. Pulou de empresa em empresa atrás da realização, mas não se encontrou. "Eu tentava de tudo, mas estava em crise e me perguntava se viver era isso... trabalhar".

Apoiada pelo marido publicitário, Thiago Martinhão, ela tomou coragem de testar algo realmente novo em 2015, aos 35 anos. "Busquei nas minhas próprias memórias de infância o que fazia eu me perder nas horas".

Lembrei-me dos dias de festa. Ficava na cozinha com a minha mãe e as minhas avós italianas preparando tudo. Eram os momentos mais felizes".

Na tentativa de retomar essa sensação, criou o blog Sal de Flor e postava receitas e fotos aos fins de semana. "Meu marido me disse que se quisesse que o projeto fosse bem-sucedido eu teria que fazer vídeos".

Criaram uma conta no Facebook e passaram a postar conteúdo audiovisual com o passo a passo de comidinhas práticas e criativas. "Deu muito certo. Em seis meses, alcançamos 1 milhão de seguidores".

De lá até hoje, o número de fãs multiplicou por nove, sem contar o Instagram e o TikTok. Camila avalia que o que faz receitas como a tigelinha de mousse de Danoninho viralizarem são os ingredientes acessíveis. "Podem ser encontrados em qualquer mercadinho do Brasil".

Camila Masullo - Camila Masullo - Camila Masullo
Imagem: Camila Masullo

Com os contratos publicitários, o casal pôde deixar os empregos antigos para se dedicar 100% à missão. Além do Sal de Flor, eles tocam a empresa Food Makers, que agencia outros influencers de gastronomia e tem 23 funcionários.

Quando vou almoçar penso que estou na mesa de outras pessoas. Hoje eu sou feliz e grata".