Topo

Cerveja e laranja são segredo para temperar corte de cupim; prove a receita

De Nossa

28/08/2021 04h00

O cupim é uma carne que demora tanto tempo para ficar pronta que, para não decepcionar, é quase uma obrigação deixá-la saborosa. Sabe como? Bruno Salomão, apresentador de Vai Ter Churras, dá três instruções essenciais para isso.

A primeira dica consiste em furar a carne crua todinha com o auxílio do garfo. "Assim ele vai conseguir absorver os temperos mais rápido". A segunda é apostar no tempero caseiro do churrasqueiro.

Ele começa preparando uma base de sabores que pode inclusive ser guardada no refrigerador para dar um "tchãn" em outras refeições (dura três meses).

Vai Ter Churras - Cupim - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Tempero: base e complementos
Imagem: Mariana Pekin/UOL

No liquidificador, bata duas cebolas (roxa ou branca) descascadas, uma cabeça de alho, três folhas de louro e 100 mililitros de óleo de milho. Pode usar outro olho vegetal? Sim, menos azeite porque amarga.

Adicione também uma pitada de sal para conservar melhor. Assim que os ingredientes formarem um creme, desligue o liquidificador. Para o tempero do cupim, separe duas colheres de sopa da pastinha e guarde o restante em pote hermético.

Vai Ter Churras - Cupim - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

No liquidificador vazio, junte a base de tempero com suco e zest (casca) de 1 laranja-baía. Trata-se de um segredinho: a casca dá o sabor cítrico pelos óleos essenciais que tem na pele.

Coloque também meia lata de cerveja, uma colher de chá de sal e meia colher de chá de pimenta-do-reino. Bata tudo e o tempero do seu cupim está pronto.

Ajudinha extra

Na levar a carne para a churrasqueira ou para o forno, opte por usar o saco de assar. Coloque o cupim, o tempero e vede bem a embalagem para que nada escorra. De acordo com Bruno, o saco age como uma panela de pressão: veda o alimento e não deixa a umidade sair.

Vai Ter Churras - Cupim - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Além disso, deixa o tempero juntinho ao ingrediente. Por isso, é possível pular a etapa chamada de "regar" a carne. Depois de conquistar o ponto desejado com a embalagem de cozimento, ela pode ser aberta para o cupim dourar.

Em tempo: quem optar por usar o saco de assar na churrasqueira deve colocar o cupim na grelha mais alta, beeem longe das labaredas. Só o calor do bafo é suficiente para o alimento assar.

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.