PUBLICIDADE
Topo

Inove com receita de mandioca macia com cebola caramelizada

De Nossa

30/07/2021 10h07

Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi. Essa raiz originária das Américas atende por vários nomes, mas é igualmente saborosa — ainda mais na companhia de uma bela costela suína ou bovina.

Neste episódio de Vai Ter Churras, Bruno Salomão ensina a preparar a mandioca com cebola caramelizada na manteiga de garrafa. O segredo para do prato começa na feira, na hora de escolher a mandioca.

A dica é usar a unha para cutucar a casca. Se conseguir tirar com facilidade, significa que a raiz está fresca e, portanto, ótima para cozinhar. Outra opção é comprar as versões já descascadas e embaladas.

Vai Ter Churras | Costela  - UOL/Nossa - UOL/Nossa
Mandioca bem escolhida cozinha rapidinho
Imagem: UOL/Nossa

A forma mais eficiente de cozinhá-la é usando a panela de pressão. Após descascar, lavar e cortar, leve a mandioca coberta de água e temperada com sal a gosto ao fogo alto. Depois que a panela apitar, abaixe o fogo e conte de 10 e 15 minutinhos.

Para essa receita, Bruno usa 1,5 quilos de mandioca. Enquanto o cozimento acontece, o apresentador corta 300 gramas de cebola em meia-lua e leva à frigideira com 500 mililitros de manteiga de garrafa.

Coloque a cebola com a manteiga ainda fria. Assim, uma vai pegando o gosto da outra ao mesmo tempo".

Vai Ter Churras | Costela  - UOL/Nossa - UOL/Nossa
Costela, de porco ou boi, é par perfeito
Imagem: UOL/Nossa

Quando a mandioca estiver macia, escorra a água e tire o "veio", aquele talo mais rígido que ninguém consegue comer. Espere a cebola suar e caramelizar.

Ao atingir o ponto desejado, junte a cebola à mandioca e — sem medo de ser feliz — despeje a gordura junto para garantir o sabor de Nordeste.

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.